Últimas notícias

Hoje na história

RSS
18 de Julho de 1942.

Segunda Guerra Mundial: Os alemães testam em voo o Messerschmitt Me-262 usando apenas os seus jatos para voar

Messerschmitt Me 262, primeiro caça a jato a entrar em serviço.

O Messerschmitt Me 262 Schwalbe ("Andorinha") foi o primeiro caça a jato a entrar em uso operacional. Estava anos à frente em termos de projeto e desempenho, porém, não teve a devida prioridade, chegando tarde demais para mudar o curso da Segunda Guerra Mundial. Seu primeiro voo ocorreu a 18 de abril de 1941 com motor a pistão e a 18 de julho de 1942 com motor turbojato.

Os motores a jato, razão do elevado desempenho, apresentavam pouca confiabilidade, causando muitas baixas. As primeiras unidades a utilizá-lo operacionalmente foram de bombardeiro (por ordem de Hitler, os aviões foram modificados para carregar bombas), apresentando resultados sofríveis, devido à alta velocidade de aproximação.

Somente em 1944 foram utilizados na sua função natural de interceptador, com alguns sucessos frente aos numerosos bombardeiros e caças aliados.


Messerschmitt Me 262ª

O jato ficou muito famoso entre os aliados, chegando a ser tão temido quanto o Junkers Ju 87. Seu traço característico, a imponente fuselagem em forma de triângulo, as asas em forma de flecha com seus dois motores Junkers Jumo causava pânico entre os aliados, e por seu formato peculiar ganhou o apelido de "rato".

Desenvolvia uma velocidade superior a 900km/h, apesar dessa velocidade incrível para a época, carecia muito de manobrabilidade, a maioria dos Me 262 derrubados durante a guerra se perderam em combates a baixa velocidade ou quando realizavam curvas.

Os únicos aviões aliados capazes de enfrentá-lo à altura seriam o inglês Gloster Meteor e o americano P-80 Shooting Star, apesar de nunca os ter enfrentado, deixando para o primeiro duelo jato versus jato para a guerra da Coreia.

O Me-262 derrubou 735 aviões aliados, a maioria deles bombardeiros como o Boeing B-17 Flying Fortress e o Handley Page Halifax. Na versão A-1a Schwalbe, o armamento era composto por quatro canhões MK108 de 30mm agrupados no nariz, já na versão A-2a Sturmvogel o armamento consistia de dois canhões Mk 108 de 30mm e duas bombas de 250 kg utilizando-se racks externos na parte frontal da fuselagem.

Ambas versões também podiam carregar 24 foguetes R4M de 55 mm. Foi precedido pelo interceptador foguete Me 163 Komet.


Messerschmitt Me 163 Komet

Fonte: Wikipédia


Tags: Segunda Guerra Mundial, aviação, jato, Messerschmitt






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 25.06

  • Dia da Agricultura
  • Dia de São Máximo de Turim
  • Dia de Salomão da Bretanha
  • Dia de São Guilherme
  • Dia do Anjo Nith-haiah
  • Dia do Cotonete
  • Dia do Imigrante
  • Dia do Quilo