Últimas notícias

Hoje na história

RSS
19 de julho de 1941.

O primeiro ministro britânico Winston Churchill lança sua campanha “V de Vitória” na Europa

O primeiro ministro britânico Winston Churchill lança e seu “V de Vitória”

Em 14 de Janeiro de 1941, Victor de Laveleye, ex-Ministro da Justiça da Bélgica e diretor das transmissões francófonos belgas na BBC (1940-44), sugeriu em uma transmissão que os belgas usassem um “V para victoire” (francês: "vitória") e Vrijheid (Holandês: "liberdade") como um sinal de motivação durante a Segunda Guerra Mundial.

Estimulado por este sucesso, a BBC iniciou a campanha do "V for Victory" (V de Vitória), colocando no comando seu editor de notícias assistente Douglas Ritchie.

Ritchie sugeriu um “V” audível usando seu ritmo em código Morse (três pontos e um traço). Como as barras de abertura da Quinta Sinfonia de Beethoven tinha o mesmo ritmo, a BBC usou este como o seu indicativo de chamada nos seus programas de língua estrangeira para a Europa ocupada durante o resto da guerra.


O sinal V (The V-sign) e o seu correspondente em código morse.

Em julho de 1941, o uso emblemático da letra V tinha se espalhado por toda a Europa ocupada. Em 19 de julho de 1941, o primeiro-ministro Winston Churchill endossou a campanha do "V for Victory" (V de Vitória) em um discurso na BBC.


Winston Churchill, primeiro-ministro britânico, faz o sinal V.

Fonte: Wikipédia


Tags: Segunda Guerra Mundial, Winston Churchill, V for Victory, V de Vitória, Victor de Laveleye






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 24.10

  • Dia das Nações Unidas – ONU
  • Dia do Arcanjo Rafael
  • Dia Internacional das Missões