Últimas notícias

Hoje na história

RSS
19 de julho de 1575.

É criada pelo Papa Gregório XIII a Prelazia de São Sebastião do Rio de Janeiro

Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro.

A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (Archidioecesis Sancti Sebastiani Fluminis Ianuarii) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil. É a Sé Metropolitana da Província Eclesiástica de São Sebastião do Rio de Janeiro. Pertence ao Conselho Episcopal Regional Leste I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Em 1565, quando a cidade do Rio de Janeiro foi fundada por Estácio de Sá, o território era de jurisdição espiritual da Bahia. Dez anos depois, em 19 de julho de 1575, o Papa Gregório XIII, por meio da bula In supereminenti militantis Ecclesiae, criou a Prelazia de São Sebastião do Rio de Janeiro, continuando sob a administração do então Bispado de São Salvador da Bahia. O território da nova prelazia estendia-se desde a Capitania de Porto Seguro, até o Rio da Prata.


Papa Gregório XIII
.

Já em 16 de novembro de 1676, o Papa Inocêncio XI elevou a prelazia à categoria de Diocese, com a bula Romani Pontificis pastoralis sollicitudo, sendo sufragânea da Sede Metropolitana da Bahia, criada na mesma data, também sendo a ela subordinada a nova Diocese de Olinda. Ao longo da História do Brasil, da Diocese do Rio de Janeiro foram desmembradas 131 arquidioceses, dioceses e prelazias.


Papa Inocêncio XI.

O Papa Leão XIII elevou a diocese à categoria de Arquidiocese e Sé Metropolitana por meio da bula Ad universas orbis Ecclesias de 27 de abril de 1892, sendo desta forma reorganizada a hierarquia eclesiástica brasileira, agora com 2 sedes metropolitanas: Bahia e Rio de Janeiro.


Papa Leão XIII.


Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro.

São Pio X, no Consistório de 11 de dezembro de 1905, criou o primeiro cardeal do Brasil e de toda a América Latina, Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti. A partir desta data, os arcebispos do Rio de Janeiro passaram a receber o chapéu cardinalício.


São Pio X.


Dom Joaquim Arcoverde, 1929.

A Arquidiocese do Rio de Janeiro tem como padroeiro principal o mártir São Sebastião, que deu nome à cidade, e como padroeira secundária Santa Ana.

Fonte: Wikipédia


Tags: Igreja, Papa, Vaticano, Prelazia, Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 12.12

  • Dia de Nossa Senhora de Guadalupe (padroeira da América)
  • Dia de Santa Dionísia