RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Hoje na história - Morre Gianfrancesco Guarnieri ator ítalo-brasileiro

Últimas notícias

Hoje na história

RSS
22 de Julho de 2006.

Morre Gianfrancesco Guarnieri ator ítalo-brasileiro

Gianfrancesco Guarnieri

Gianfrancesco Sigfrido Benedetto Marinenghi de Guarnieri (Milão, 6 de agosto de 1934 — São Paulo, 22 de julho de 2006), mais conhecido como Gianfrancesco Guarnieri foi um ator, diretor, dramaturgo e poeta italiano naturalizado brasileiro. Foi um artista de destaque no Teatro de Arena de São Paulo e sua mais importante obra foi Eles Não Usam Black-Tie. Em 2006, Guarnieri foi homenageado na 18º edição do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo por sua contribuição ao teatro brasileiro.

Nasceu em Milão, Itália, em 6 de agosto de 1934, filho de músicos antifascistas. Seus pais, o maestro Edoardo Guarnieri e a harpista Elsa Martinenghi, decidiram vir para o Brasil em 1936 e se estabeleceram no Rio de Janeiro; no início dos anos 1950 a família se mudou para São Paulo. Líder estudantil desde a adolescência, Guarnieri começou a fazer teatro amador com Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha) e um grupo de estudantes de São Paulo, e em 1955 criaram o Teatro Paulista do Estudante, com orientação de Ruggero Jacobbi. No ano seguinte, o TPE uniu-se ao Teatro de Arena, fundado e dirigido por José Renato.

Guarnieri casou-se pela primeira vez em 1958 com a jornalista Cecília Thompson, com quem teve dois filhos, Paulo e Flávio Guarnieri, ambos também atores. Com sua companheira dos últimos 40 anos, a socióloga Vanya Sant´Anna, teve mais três filhos, Cláudio (Cacau), Mariana (que também seguiram carreira teatral) e Fernando Henrique.

Gianfrancesco Guarnieri gravava no Teatro Oficina a telenovela Belíssima, da Rede Globo, em que interpretava o personagem Pepe, no dia 2 de junho de 2006, quando sentiu-se mal, sendo internado no Hospital Sírio-Libanês, onde veio a falecer de insuficiência renal crônica, cinquenta dias depois, no dia 22 de julho de 2006. Foi enterrado no cemitério Jardim da Serra na cidade de Mairiporã, onde morava.

Fonte: Wikipédia


Tags: Gianfrancesco Guarnieri, ator, teatro, cinema, novela, Eles Não Usam Black-Tie






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 17.08

  • Dia da Festa de Obaluaiê
  • Dia de São Jacinto
  • Dia do Anjo Mahasiah
  • Dia do Patrimônio Histórico