Últimas notícias

Hoje na história

RSS
21 de julho de 1798.

Batalha das Pirâmides: Napoleão Bonaparte enfrenta os mamelucos comandados por Murad Bey e Ibrahim Bey


Em 21 de Julho de 1798, Napoleão ia na direção do Cairo, depois de invadir e capturar Alexandria. Pelo caminho encontrou as forças dos mamelucos a 15 km das pirâmides, e a apenas 6 do Cairo. Os mamelucos eram comandados por Murad Bey e Ibrahim Bey e tinham uma poderosa cavalaria. Os mamelucos, apesar de serem superiores em número, estavam equipados com uma tecnologia antiga, possuíam espadas, arcos e flechas; ainda por cima, as suas forças ficaram divididas pelo Nilo, com Murad entrincheirado em Embabeh e Ibrahim em campo aberto.

Nesta batalha das Pirâmides de Gizeh, quando Bonaparte vence outra vez o exército dos mamelucos, reza a lenda que, antes dela Napoleão teria dito a suas tropas: “Soldados, daquelas pirâmides quarenta séculos vos contemplam”, mas, ao que tudo indica, as pirâmides não são visíveis do local onde se travou o combate.

Após a vitória na “Batalha das Pirâmides”, a França obteve o Cairo e o Egito. Depois de ouvir as noticias da derrota da sua lendária cavalaria, o exército mameluco do Cairo dispersa-se pela Síria para reorganizar-se. A batalha também provocou o fim de 700 anos do poder mameluco no Egito. Apesar de este grande começo, a vitória do almirante britânico “Horatio Nelson” 10 dias depois da Batalha do Nilo acabou com as esperanças de Napoleão Bonaparte conquistar o Oriente Médio.

Tags: Napoleão Bonaparte, batalha, pirâmides






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 16.10

  • Dia da Ciência e Tecnologia
  • Dia de Santa Edwiges
  • Dia do Anestesiologista
  • Dia do Anjo Damabiah
  • Dia Mundial da Alimentação
  • Dia Mundial do Pão