Últimas notícias

Hoje na história

RSS
23 de julho de 1840.

Golpe da Maioridade: Decretada a maioridade de Pedro II, tornando-o imperador do Brasil aos 14 anos

O imperador Pedro II aos 12 anos de idade vestindo o uniforme imperial de gala, 1838, por Félix Émile Taunay, no Museu Imperial.

A Declaração da Maioridade de D. Pedro II, mais conhecida como Golpe da Maioridade, ocorreu em 23 de julho de 1840 com o apoio do Partido Liberal, e pôs fim ao período regencial brasileiro.

Os liberais agitaram o povo, que pressionou o Senado a declarar o jovem Pedro II maior de idade antes de completar 15 anos. Esse ato teve como principal objetivo a transferência de poder para Dom Pedro II para que esse, embora inexperiente, pudesse pôr fim a disputas políticas que abalavam o Brasil mediante sua autoridade. Acreditavam que com a figura do imperador deteriam as revoltas que estavam ocorrendo como: Guerra dos Farrapos, Sabinada, Cabanagem, Revolta dos Malês e Balaiada.


A coroação de Pedro II aos 15 anos de idade em 18 de julho de 1841
por Manuel de Araújo Porto-Alegre, no Museu Histórico Nacional.

Para auxiliar o novo imperador do país, foi instaurado o Ministério da Maioridade, de orientação liberal, conhecido como o Ministério dos Irmãos, pois era formado, entre outros, pelos irmãos Antônio Carlos e Martim Francisco de Andrada e os irmãos Cavalcanti, futuros Viscondes de Albuquerque e de Suassuna.

Fonte: Wikipédia


Tags: Declaração da Maioridade de D. Pedro II, Golpe da Maioridade, maioridade, Imperador, império, Dom Pedro, Pedro I, Pedro II, Princesa Isabel, abolição, regência






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 10.12

  • Dia da Declaração Internacional dos Direitos Humanos
  • Dia de São Melquíades
  • Dia Internacional dos Povos Indígenas
  • Dia Universal do Palhaço