Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Quarta-Feira, 12 de Dezembro de 1966.

Estreia nos Estados Unidos o filme A Man for All Seasons (O Homem que não vendeu sua alma)

A Man for All Seasons Paul Scofield

A Man for All Seasons (O Homem que não vendeu sua alma) é um filme do Reino Unido de 1966, do gênero drama biográfico, dirigido por Fred Zinnemann. O roteiro, escrito por Robert Bolt, é baseado em peça de teatro de sua autoria. O orçamento do filme foi de 3,9 milhões de dólares.

A Man for All Seasons foi refilmado em 1988 para a televisão, dirigido por Charlton Heston, que também fez o papel de Thomas More.

Sinopse

O chanceler da Inglaterra, Cardeal Thomas Wolsey, não é bem-sucedido em sua tentativa de conseguir a anulação do casamento do Rei Henrique VIII com Catarina de Aragão, sendo forçado a se demitir em 1529. Sir Thomas More, é, então, nomeado chanceler em seu lugar.

Embora extremamente respeitado pelo Rei, a quem já havia servido em diversos outros cargos importantes, tendo inclusive por diversas vezes sido Embaixador da Inglaterra, a devoção de More para com a Igreja e sua integridade em relação a seus princípios morais, fazem com que ele termine entrando em rota de colisão com Henrique VIII, o que ocorre exatamente por conta do desejo do rei de se divorciar de Catarina, que não conseguira lhe dar um herdeiro, para que pudesse se casar com Ana Bolena. More via na anulação do sacramento do casamento uma matéria da jurisdição do papado, e a posição do Papa Clemente VII era claramente contra o divórcio em razão da doutrina sobre a indissolubilidade do matrimônio.

Não conseguindo o seu tão desejado divórcio, Henrique VIII faz com que o Parlamento lhe conceda o Título de Soberano Político e Espiritual da Inglaterra. Os Bispos, reunidos, concordam com o ato do Parlamento que o torna Chefe da Igreja Anglicana. Por outro lado, More deixa seu posto na esperança de poder viver uma tranquila aposentadoria.

Embora More não expresse sua opinião sobre as ações do rei, seu silêncio é tido como uma censura pessoal. Assim, estimulado por seus ambiciosos conselheiros, principalmente Thomas Cromwell, Henrique VIII exige que More faça um juramento reconhecendo-o como Chefe da Igreja e do Estado. Quando ele se nega a fazê-lo, é aprisionado na Torre de Londres. Não satisfeitos, Cromwell e seu oportunista assessor, Richard Rich, fazem falsas acusações contra More, sendo este indiciado por crime de alta traição.

Quando do seu julgamento, que o considera culpado, ele confessa livremente a sua convicção de que as ações do rei são repugnantes à lei de Deus. Em paz, ele enfrenta a morte ao ser decapitado na Torre de Londres em 6 de julho de 1535.

Elenco


Principais prêmios e indicações


Globo de Ouro 1967 (Estados Unidos)

  • Venceu nas categorias de melhor filme - drama, melhor diretor, melhor ator - drama (Paul Scofield) e melhor roteiro.
  • Indicado na categoria de melhor Ator (coadjuvante/secundário) (Robert Shaw).


BAFTA 1968 (Reino Unido)

  • Venceu nas categorias de melhor filme, melhor filme britânico, melhor ator britânico (Paul Scofield), melhor roteiro britânico, melhor fotografia colorida britânica, melhor direção de arte colorida britânica e melhor figurino colorido britânico.


Festival de Moscou 1967 (Rússia)

  • Venceu na categoria de melhor ator (Paul Scofield).


Curiosidades

  • O ator Richard Burton recusou o papel de Sir Thomas More.
  • Vanessa Redgrave não quis receber pela rápida aparição no papel de Ana Bolena.
  • O ator Paul Scofield não compareceu à cerimônia de entrega do Oscar e, por isso, sua estatueta de melhor ator foi recebida pela atriz Wendy Hiller.


Estreias

A Man for All Seasons (O Homem que não vendeu sua alma) teve sua premiere nos Estados Unidos em Nova York a 12 de dezembro de 1966 e em Los Angeles a 14 de dezembro de 1966.

Fonte: Wikipédia


Tags: filme, cinema, Oscar, Henrique VIII






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.11

  • Dia da Dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo
  • Dia de Santa Maudez
  • Dia de Santo Edmundo
  • Dia do Anjo Nith-haiah
  • Dia do Conselheiro Tutelar
  • Dia do Tabelião e Registrador