Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Domingo, 26 de Julho de 1945.

Em pleno fim da Segunda Guerra Mundial, Winston Churchill foi forçado a renunciar ao cargo de primeiro-ministro inglês depois da derrota de seu partido nas eleições

Winston Churchill

Winston Leonard Spencer-Churchill (Woodstock, 30 de novembro de 1874 — Londres, 24 de janeiro de 1965) foi um político conservador e estadista britânico, famoso principalmente por sua atuação como primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi primeiro-ministro britânico por duas vezes (1940-45 e 1951-55). Orador e estadista notável, ele também foi oficial no Exército Britânico, historiador, escritor e artista. Ele é o único primeiro-ministro britânico a ter recebido o Prêmio Nobel de Literatura e a cidadania honorária dos Estados Unidos.

Durante sua carreira no exército, Churchill pôde assistir à ação militar na Índia britânica, no Sudão e na Segunda Guerra dos Bôeres (1899-1902). Ganhou fama e notoriedade como correspondente de guerra através dos livros que escreveu descrevendo as campanhas militares. Ele serviu brevemente no Exército britânico na Frente Ocidental, durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), comandando o 6º Batalhão dos Fuzileiros Reais Escoceses.

Churchill nasceu em uma família da nobreza britânica, da família do duque de Marlborough. Seu pai, Lorde Randolph Churchill, foi um carismático político, tendo servido como ministro da Fazenda do Reino Unido. Antes de alcançar o cargo de primeiro-ministro britânico, Churchill esteve em cargos proeminentes na política do Reino Unido por quatro décadas. Notavelmente sua eleição para o parlamento em 1900; sua ascensão a secretário para os Assuntos Internos em 1910; e sua estadia no Ministério da Fazenda do Reino Unido entre 1924 e 1929. Em 2002 foi eleito pela BBC o maior britânico de todos os tempos.

Renúncia

No dia 26 de julho de 1945, Winston Churchill foi forçado a renunciar ao cargo de primeiro-ministro britânico por conta da derrota eleitoral do seu Partido Conservador pelo Partido Trabalhista. Foi a primeira eleição geral realizada na Grã-Bretanha em mais de uma década. No mesmo dia, Clement Attlee, o líder do Partido Trabalhista, foi empossado como o novo líder britânico.

Após esta derrota, Churchill se tornou líder da oposição e, em 1951, foi novamente eleito primeiro-ministro. Dois anos depois, foi nomeado cavaleiro pela rainha Elizabeth II e agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura por seu estudo histórico de seis volumes da Segunda Guerra Mundial e por seus discursos políticos. Em 1955, aposentou-se como primeiro-ministro, mas manteve-se no Parlamento até 1964, um ano antes de sua morte.

Fonte: Wikipédia


Tags: Segunda Guerra Mundial, estadista, eleições, Churchill, Winston Churchill






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.11

  • Dia da Consciência Negra
  • Dia de Santo Edmundo
  • Dia de Santo Otávio
  • Dia do Anjo Ierathel
  • Dia do Auditor
  • Dia do Aviador e da FAB
  • Dia do Biomédico
  • Dia do Técnico em Contabilidade - Porto Alegre
  • Dia Mundial da Criança (Onu)