Últimas notícias

Hoje na história

RSS
27 de outubro de 2010.

Morre Néstor Carlos Kirchner, ex-presidente da Argentina

Néstor Carlos Kirchner

Néstor Carlos Kirchner (Río Gallegos, Província de Santa Cruz, 25 de fevereiro de 1950 — El Calafate, Província de Santa Cruz, 27 de outubro de 2010) foi um advogado e político argentino. Foi presidente da Argentina, governador da Província de Santa Cruz e presidente da UNASUL. Foi casado com Cristina Fernández de Kirchner, que o sucedeu na Casa Rosada.

Kirchner nasceu na capital da província de Santa Cruz, na região da Patagônia. Seu pai, Néstor Kirchner, era um carteiro descendente de imigrantes suíços; sua mãe, María Ostoi?, chilena descendente de imigrantes croatas, nascida em Punta Arenas. Realizou seus estudos primários e secundários em escolas públicas locais. Ingressou, depois, no Colégio Nacional República de Guatemala.

Kirchner militou no movimento justicialista como membro da Juventud Peronista, um setor juvenil de esquerda radicalmente oposto a Juan Carlos Onganía. No início da década de setenta, Kirchner estudou Direito na Universidad Nacional de La Plata, diplomando-se em 1976. No mesmo ano, logo depois do golpe de 24 de março, junto com sua esposa, Cristina Fernández, abandonou La Plata para retornar a Río Gallegos e dedicar-se a exercer sua profissão, afastado da política. Durante a ditadura militar de Videla foi preso em duas oportunidades.

Com o retorno da democracia em 1983, Kirchner se converteu em funcionário do governo provincial. Do final de 1983 até julho de 1984 foi presidente da Caja de Previsión Social da província, mas foi forçado pelo governador a renunciar devido a uma disputa sobre política financeira. Este incidente o fez conhecido no âmbito local, e constituiu o passo inicial de sua carreira política.

Em 1987 candidatou-se a intendente municipal (prefeito) de Rio Gallegos. Elegeu-se por escassa vantagem nas eleições de 6 de setembro, assumindo o cargo em 10 de dezembro. No mesmo pleito, o também peronista Ricardo del Val foi eleito governador de Santa Cruz, marcando o predomínio do Partido Justicialista na província.

A gestão de Kirchner como intendente durou de 1987 a 1991, e garantiu sua eleição para governador da província em 1991, com 61% dos votos. Nessa época, sua esposa já era membro do congresso provincial.

Faleceu em decorrência de uma parada cardiorrespiratória na cidade turística de El Calafate, na Província de Santa Cruz, na manhã do dia 27 de outubro de 2010.


Tags: Argentina, presidente, Kirchner






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.06

  • Dia de São Romualdo
  • Dia do Anjo Leuviah
  • Dia do Cinema Brasileiro
  • Dia do Cinema Brasileiro
  • Dia do Migrante
  • Dia do Vigilante