Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Segunda-Feira, 27 de Julho de 1945.

Segunda Guerra Mundial: Ordem 17 organiza Zona de Ocupação Soviética


No dia 27 de julho de 1945, apenas dois meses após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Administração Militar Soviética emitiu a Ordem 17, dividindo o território alemão sob sua ocupação em áreas com administrações centrais, que se tornariam os estados da Alemanha Oriental, de regime comunista.

Tudo o que aconteceu na Alemanha após 1945 teve sua origem na Segunda Guerra Mundial e na forma como o conflito foi conduzido. O procedimento bárbaro de Hitler e seus seguidores provocou reações dos seus adversários que, inicialmente, eram caracterizadas pela vingança, exigência de reparação e destituição dos alemães do poder.

Principalmente as potências ocidentais viam na história alemã, desde Frederico, o Grande, até Hitler, uma linha contínua marcada pelo imperialismo violento. Com o objetivo de eliminar definitivamente essa forma de domínio, elas planejaram tutelar os alemães e transformar o país num vácuo econômico e político.

É o que provam leis e decretos dessa época, publicados no diário oficial do governo militar dos Aliados. Reuniões públicas e particulares, de cinco ou mais pessoas, por exemplo, eram proibidas. Podiam-se realizar cultos religiosos, mas tocar ou cantar o hino nacional ou outras canções patrióticas era vedado. Todos os cidadãos com mais de 12 anos de idade eram obrigados a portar sempre a carteira de identidade.



Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 23.04

  • Dia Mundial do Escoteiro
  • Dia de São Jorge / Ogum
  • Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor
  • Dia Nacional do Choro

Agenda do dia - 23.04

  • 18:00 às 24:00 Bolinho de Batata no BOX 21 - Rua Carlos von Koseritz, 304 - reservas (51) 3325-5121