Últimas notícias

Hoje na história

RSS
29 de julho de 1983.

O cineasta espanhol Luis Buñuel, diretor de O discreto charme da burguesia e Esse obscuro objeto do desejo, morre aos 83 anos de cirrose hepática

Luis Buñuel Portolés

Luis Buñuel Portolés (Calanda, 22 de Fevereiro de 1900 — Cidade do México, 29 de Julho de 1983) foi um realizador de cinema espanhol, naturalizado mexicano. Trabalhou com Salvador Dalí, de quem sofreu fortes influências na sua obra surrealista.

A obra cinematográfica de Buñuel, aclamada pela crítica mas sempre cercada por uma aura de escândalo, tornou-o um dos mais controversos cineastas do mundo, sempre fiel a si mesmo. Buñuel também influenciou fortemente a carreira do realizador conterrâneo Pedro Almodóvar.

A obra cinematográfica de Buñuel, aclamada pela crítica mas sempre cercada por uma aura de escândalo, tornou-o um dos mais controvertidos cineatas do mundo, sempre fiel a si mesmo.

Entre seu últimos trabalhos, todos realizados na França, destaca-se “Le Charme Discret de la Bourgeoisie” (1972; O discreto charme da burguesia), pelo qual recebeu o Oscar de melhor filme estrangeiro. Em 1983 publicou uma autobiografia, “Mon Dernir Soupir” (Meu último suspiro), na qual, já próximo da morte, reafirma sua convicções.

Fonte: Wikipédia


Tags: Cinema, filme, Salvador Dali, surrealismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.09

  • Dia de Santa Sofia
  • Dia do Anjo Aniel
  • Dia dos Símbolos Nacionais