Últimas notícias

Hoje na história

RSS
29 de julho de 1981.

O príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, se casa com Lady Diana Spencer, uma professora inglesa

Princesa Diana e Príncipe Charles de carruagem, em Londres, após a cerimônia de casamento.

O casamento de Charles, Príncipe de Gales e Diana Spencer foi um evento britânico de proporções mundiais. Foi realizado no dia 29 de julho de 1981 e assistido por aproximadamente um bilhão de pessoas em todo mundo via satélite. O casal separou-se em 1992 e terminou formalmente em divórcio em 28 de agosto de 1996.

Noivado

As constantes aparições de Diana e Charles juntos, começaram a atrair a atenção da imprensa, e o tablóide The Sun escreveu que um novo romance real tinha tido início. A cada momento que saía de seu apartamento, ela era seguida por jornalistas. No dia 6 de fevereiro de 1981, Charles combinou um encontro com Diana no Castelo de Windsor. Lá, ele falou o quanto sentiu sua falta durante uma viagem à Suíça e pediu a sua mão em casamento.

No dia 23 de fevereiro de 1981, depois de contar as novidades para a família e amigos, Diana saiu de seu apartamento em Coleherne Court e partiu para o Palácio de Buckingham, a fim de evitar a mídia. O Palácio de Buckingham anunciou o noivado no dia 24 de fevereiro de 1981.

A cerimônia religiosa de casamento de Charles e Diana ocorreu na Catedral de Saint Paul em Londres, numa quarta-feira, no dia 29 de julho de 1981. Foi realizado pelo Bispo de Canterbury que o descreveu como “um conto de fadas”.

Separação e divórcio

Os príncipes de Gales separaram-se em 9 de dezembro de 1992. O divórcio foi finalizado em 28 de agosto de 1996. O acordo criado pelos advogados dos príncipes estabelecia que Diana poderia continuar vivendo no Palácio de Kensington; que a guarda dos príncipes William e Henrique seria dividida entre eles; e que uma quantia de £17 milhões de libras seria concedida a Diana. Uma carta-patente de Elizabeth II do Reino Unido de 21 de agosto de 1996 tornou oficial que todas as ex-esposas de príncipes britânicos perderiam o status de Sua Alteza Real depois do divórcio.

Quando Diana recebeu a notícia de que perderia seu título de "Sua Alteza Real", chorou muito, entretanto seu filho, Guilherme vendo que a mãe estava com depressão, lhe prometeu a devolução do título, quando fosse coroado. Após o divórcio seu título oficial passou a ser Diana, Princesa de Gales, foi mantida como sendo uma princesa britânica e foi mantida como membro da família real britânica já que era mãe, na época, dos 2º e 3º colocados na linha de sucessão da coroa britânica.

Morte

Em 31 de agosto de 1997, Diana, Princesa de Gales, morreu em um acidente de carro dentro do túnel da Ponte de l'Alma, em Paris, na França, acompanhada de seu então namorado, Dodi Al-Fayed, e com o motorista deles, Henri Paul. O guarda-costas de Fayed, Trevor Rees-Jones, foi o único ocupante do carro que sobreviveu ao acidente.

Uma investigação judicial francesa de dezoito meses concluiu, em 1999, que o acidente de carro que matou Diana foi causado pelo próprio motorista, o qual perdeu o controle do veículo em alta velocidade enquanto embriagado e sob forte efeito de antidepressivos.

Desde fevereiro de 1998, o pai de Dodi, o empresário Mohamed al-Fayed (dono do Hotel Ritz Paris, para o qual Paul trabalhava), alega que o acidente foi obra de uma conspiração, executada pelo MI6 a mando do Príncipe Philip, Duque de Edimburgo, ex-sogro de Diana. Entretanto, as ideias de Mohamed foram dispensadas pela mencionada investigação, bem como pela Operação Paget, que foi finalizada em 2006.

Um novo inquérito, chefiado pelo juiz Scott Baker, foi criado na Real Corte de Justiça, em Londres, a 2 de outubro de 2007, sendo uma continuação do inquérito original criado em 2004. O juiz decidiu, em abril de 2008, que Diana tinha sido ilicitamente morta pela negligência do motorista e dos paparazzi que seguiam o casal.

Fonte: Wikipédia


Tags: Charles, Diana, Lady Di, Príncipe de Gales, casamento






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 21.02

  • Dia de São Pedro Damião
  • Dia Internacional da Língua Materna
  • Dia Nacional do Naturismo