Últimas notícias

Hoje na história

RSS
01 de agosto de 1834.

A escravatura é abolida no Império Britânico

ilustração do livro: Lament do negro, ou, como fazer com que o açúcar por Amelia Opie . (Londres, 1826)

O Ato de Abolição da Escravatura 1833 (citação 3 e 4 Will. IV c. 73) foi uma Lei do Parlamento do Reino Unido em 1833 com vistas a abolir a escravatura em todo o Império Britânico (com as exceções "dos territórios em posse da Companhia das Índias Orientais, o Ceilão (Sri Lanka) e da Ilha de Santa Helena - as exceções foram eliminados em 1843). A lei foi revogada em 1998 como parte de uma racionalização mais ampla das leis estatutárias inglesas, mas a legislação anti-escravidão continua em vigor.

O ato teve a sua terceira leitura na Câmara dos Comuns em 26 de julho 1833, três dias antes de William Wilberforce morrer. William era um político britânico, filantropo e líder do movimento abolicionista contrário ao tráfico negreiro.

O Ato recebeu a aprovação real em 28 de agosto de 1833, e entrou em vigor no ano seguinte, a 1º de agosto de 1834.

Em termos práticos, apenas escravos com idade inferior a seis anos foram libertados nas colônias. Escravos com mais de seis anos de idade foram “redesignados” como "aprendizes", e sua servidão foi abolida em duas etapas: o primeiro conjunto de aprendizagens chegou ao fim de 1º de agosto de 1838, enquanto os estágios finais foram programados para cessar em 1º de agosto de 1840.

Fonte: Wikipédia


Tags: Escravatura, abolição, Reino Unido, Império Britânico






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.11

  • Dia da Dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo
  • Dia de Santa Maudez
  • Dia de Santo Edmundo
  • Dia do Anjo Nith-haiah
  • Dia do Conselheiro Tutelar
  • Dia do Tabelião e Registrador