Últimas notícias

Hoje na história

RSS
02 de Agosto de 1990.

Soldados e tanques iraquianos cruzam a fronteira com o Kuwait e rapidamente assumem o controle do país


Nas primeiras horas da manhã de 2 de agosto de 1990, soldados e tanques iraquianos invadem o Kuwait. Durante as duas semanas que precederam a invasão, Saddam Hussein ameaçou invadir esse país se seu governo não cedesse ao Iraque os poços de petróleo existentes na fronteiras entre os dois países.

As primeiras unidades das Forças Armadas do Iraque atravessaram a fronteira do Kuwait a uma hora da manhã. Dias antes, mais de 10 mil soldados iraquianos haviam se concentrado na fronteira.

O Iraque acusava o país vizinho de provocar queda no preço do petróleo no mercado internacional ao vender mais que a quota estabelecida pela Organização dos Países Produtores e Exportadores de Petróleo (OPEP).

O ditador iraquiano Saddam Hussein exigia que o Kuwait perdoasse a dívida que o seu país contraíra durante a sua guerra com o Irã (1980-1988) e cobrava uma indenização de US$ 2,4 bilhões, alegando que os kuwaitianos estavam explorando ilegalmente os campos de petróleo do Iraque. Saddam reivindicava ainda o controle de portos do Golfo Pérsico. No mais, ele advertia que, historicamente, o Kuwait fazia parte do Iraque.

Tags: Guerra do Golfo, Kuwait, Saddam, Tempestade no Deserto






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 23.05

  • Dia de São João Batista de Rossi
  • Dia do Soldado Constitucionalista (São Paulo)
  • Dia Internacional das Comunicações Sociais
  • Dia Mundial da Tartaruga
  • Dia Nacional de Defesa das Florestas Brasileiras
  • Dia Nacional de Lutas