Últimas notícias

Hoje na história

RSS
02 de março de 1903.

Começa a Revolta de Ilinden, rebelião Macedônia contra o Império Otomano


No dia 2 de agosto de 1903, começou a rebelião Macedônia contra o Império Otomano. A Organização Revolucionária Interna da Macedônia (Orim) mobilizou 26 mil homens, sob o lema Liberdade ou Morte, para lutar pela autonomia do país. Pelo menos por dez dias os revoltosos conseguiram defender a sua República de Krusevo.

O toque dos sinos das quatro igrejas ortodoxas da cidade de Krusevo, nas montanhas macedônias de Baba, foi o sinal para o início da sublevação contra o domínio otomano. Era 2 de agosto de 1903, dia de São Elias – e o que ocorreu nessa data entrou para a história dos povos balcânicos como a Revolta de Ilinden. A insurreição não se restringiu a Krusevo. Temporariamente, alastrou-se para muito além da fértil planície até Bitola.

A república reportava-se a um manifesto surpreendentemente moderno, baseado nos princípios do respeito aos direitos humanos, da defesa da democracia, liberdade religiosa e tolerância étnica. Em si, a proclamação da república em si já foi um fato sensacional para os Bálcãs.

Tags: Revolta, Macedônia, Otomano






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.06

  • Dia da Imigração Japonesa
  • Dia de São Leôncio
  • Dia do Anjo Caliel
  • Dia do Químico