Últimas notícias

Hoje na história

RSS
02 de agosto de 1100.

Num alegado acidente de caça morre o Rei Guilherme II da Inglaterra

Escultura de Guilherme o Ruivo, na fachada da catedral de Cantuária.

Guilherme II (c. 1056 – 2 de agosto de 1100), também conhecido como Guilherme, o Ruivo, foi o Rei da Inglaterra de 9 de setembro de 1087 até sua morte, com influência e poder indo até a Escócia e a Normandia. Era o filho de Guilherme I e Matilde de Flandres.

Guilherme II, o Ruivo, nasceu na Normandia, antes da subida do pai ao trono de Inglaterra. Era o preferido de Guilherme I, talvez devido à personalidade agressiva dos irmãos. Quando Guilherme o Conquistador morreu, deixou a Normandia a Roberto, mas a Inglaterra ficou para Guilherme II. Esta decisão desagradou tanto a Roberto, privado de parte substancial da herança, como aos nobres que tinham terras em ambas as margens do Canal. O resultado foi uma longa e crescente animosidade entre Roberto e Guilherme II que resultou em invasões mútuas e revoltas das populações. No ano de 1091, o Duque da Normandia e o Rei de Inglaterra fizeram as pazes, assinaram o tratado de Caen e acordaram mutuamente nomear-se como sucessor. O reinado de Guilherme foi difícil. Impopular junto do povo, teve de lidar com revoltas dos Condes da Nortúmbria e de Eu, com ataques do Rei da Escócia e com conflitos com a Igreja.

Guilherme morreu em 2 de agosto de 1100, atingido por uma seta enquanto caçava em New Forest acompanhado por um grupo de nobres, e encontra-se sepultado na Catedral de Winchester. Se foi um acidente ou não, permanece por explicar, mas ninguém foi acusado ou perseguido por regicídio. Guilherme nunca casou nem teve descendência ilegítima e algumas fontes sugerem a sua homossexualidade. De qualquer forma, sem filhos o seu sucessor seria o irmão Roberto II da Normandia, de acordo com os tratados de 90. No entanto Roberto encontrava-se na altura em Cruzada na Terra Santa e não pode reclamar o trono de Guilherme II. Houve quem o fizesse por ele. Henrique, o irmão mais novo dos dois não perdeu tempo e apropriou-se da coroa.

Os historiadores do século XII (todos eles eclesiastas), deixaram uma imagem negativa do rei, lembrando sobretudo a sua moral duvidosa, os seus maus costumes e a sua morte dramática. Os historiadores atuais reconhecem que Guilherme conseguiu manter a ordem em Inglaterra, e restaurou a paz na Normandia. Morto com apenas 40 anos de idade, não pôde mostrar a totalidade das suas capacidades.

Fonte: Wikipédia


Tags: Guilherme II da Inglaterra, Rei, acidente de caça






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 08.12

  • Dia da Bíblia
  • Dia da família
  • Dia da Iluminação do Buda (tradição Zen)
  • Dia da Justiça (feriado forense)
  • Dia da Mulata
  • Dia de N.Sra. da Imaculada Conceição
  • Dia de Oxum
  • Dia do Colunista Social
  • Dia do Cronista Esportivo
  • Dia dos Produtores de Rádio e Televisão
  • Dia Municipal do Doente Renal e do Transplantado
  • Dia Nacional da Família