RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Hoje na história - Terminam os Jogos Olímpicos de Helsinki, nos quais a URSS participa, como União, pela primeira vez, após a participação como Rússia há 40 anos

Últimas notícias

Hoje na história

RSS
03 de Agosto de 1952.

Terminam os Jogos Olímpicos de Helsinki, nos quais a URSS participa, como União, pela primeira vez, após a participação como Rússia há 40 anos


Os Jogos Olímpicos de 1952 ou Jogos da XV Olimpíada foram realizados em Helsinque, na Finlândia, pátria de alguns dos maiores atletas olímpicos de antes da Segunda Guerra Mundial e de todos os tempos. Hannes Kolehmainen e Paavo Nurmi, os responsáveis pelo momento mais emocionante da abertura do evento, quando, já homens quase idosos, entraram no estádio conduzindo a tocha olímpica e acendendo a pira sagrada.

Helsinque conquistou o direito de sediar os Jogos no congresso do COI de 1947, derrotando como cidade-candidata as pretensões de Amsterdã, Atenas, Lausanne, Estocolmo e cinco cidades norte-americanas; antes, ela já havia sido escolhida para sediar os Jogos de 1940, cancelados por causa da Segunda Guerra Mundial.

Participaram destes Jogos um total de 4.955 atletas, sendo 519 deles mulheres, representando 69 nações, um recorde até então.

Tags: Jogos Olímpicos, Olimpíadas






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 16.08

  • Dia de São Estevão
  • Dia de São Roque
  • Dia do Anjo Elemiah
  • Dia do Filósofo