Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Sábado, 03 de Agosto de 1645.

Batalha do Monte das Tabocas, travada entre os holandeses e o exército formado pelos portugueses e brasileiros

Monte das Tabocas

A Batalha do Monte das Tabocas foi o primeiro embate da insurreição pernambucana e recuperação do território ultramarino do Império Português por Portugal, sendo travada entre as forças da Companhia da Índias Ocidentais dos neerlandeses e a milícia luso-brasileira.

O evento ocorreu no monte das Tabocas, na capitania de Pernambuco, em 3 de agosto de 1645.

Breve contexto:

Após a descoberta pelo Conselho da WIC dos planos da rebelião encabeçada por João Fernandes Vieira, Antônio Cavalvanti, Francisco Berenguer de Andrade e vários outros senhores, os holandeses saíram do Recife para capturar os rebeldes e levá-los presos, e, para isso, tinham muitas correntes e grilhões de ferro.

Após mais de 30 dias reunindo forças no interior, em clima cada vez mais tenso, chegando a um quase enfrentamento de espadas entre os dois governadores João Fernandes Vieira e Antônio Cavalvanti, havendo nossa tropa mudado de local seis vezes, chegou a notícia da aproximação do inimigo comum, pelo que Antônio Dias Cardoso aproveitou para mobilizar todos para a luta.

Partiram do Engenho do Covas, onde acamparam por uns dias, para um local que Dias Cardoso conhecia melhor que ninguém, por dali ter retirado muito pau-brasil.

Fonte: Wikipédia





Opinião do internauta

  • aristides joaquim felix junior (03.08.2011 | 08.47)
    A Batalha das Tabocas representa para os Brasileiros um feito impar, acrecentando ao nosso dicionário o conceito de Patria. Uma pena que há destaque nos meios de comunicação. Mas, destacamos este canal, por uma questão de reconhecimento, e também o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, que fez a sua parte, realizará logo mais um grandioso evento para marcar essa belissima data. Aristides J. F. Júnior (81) 99758649.
Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 26.08

  • Dia Nacional Sem Tabaco
  • Dia do Despachante
  • Dia da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
  • Dia de São Zeferino