Últimas notícias

Hoje na história

RSS
07 de agosto de 1940.

Governo britânico firma acordo com a França Livre, de Charles De Gaulle

República Francesa - Governo da França Livre

França Livre ou França combatente é o nome dado ao Governo francês fundado pelo General Charles de Gaulle em 18 de junho de 1940 e que teve a sua sede em Londres. O governo era composto por homens e mulheres franceses no exílio durante a Segunda Guerra Mundial.

A França Livre foi a entidade política e militar que participou na guerra contra a Alemanha nazista e a Itália fascista depois da rendição da França de Vichy, em 1940. Alinhada como potência aliada, utilizou parte da frota e da Legião Estrangeira em ações militares contra o Eixo e reorganizou todas as armas francesas sob a Cruz de Lorena, até obter a vitória e a libertação da França. Na frente interior organizou a Resistência francesa.

Em 7 de agosto de 1940, Winston Churchill e Charles de Gaulle assinaram um acordo sobre a organização militar da França Livre. Churchill concordou em permitir que as unidades francesas teriam o máximo de autonomia possível.

Além de organizar forças que participavam de campanhas militares e cooperação com a resistência francesa, constituíam um grupo de pressão que se empenhou em representar os interesses da França. Em 1941, formou-se o Comitê Nacional Francês, que evoluiu para um governo provisório da França libertada. O exército da França Livre na África Equatorial Francesa, liderado pelo general Leclerc (Phillippe, visconde de Hauteclocque), uniu-se às forças britânicas em Tripoli (1943) após completar uma marcha épica de cerca de 2.400km desde o lago Chade. Em Argel foi criado o governo provisório da França Livre, avançando para Paris em 1944.

Fonte: Wikipédia


Tags: Segunda Guerra Mundial, Gr-a Bretanha, França Livre, De Gaulle






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 25.08

  • Dia de São José Calazans
  • Dia do Anjo Yesalel
  • Dia do Feirante
  • Dia do Soldado e do Exército Brasileiro