Últimas notícias

Hoje na história

RSS
09 de agosto de 1107.

Morre Horikawa, 73º imperador do Japão

Ruínas do palácio imperial do Imperador Horikawa

Imperador Horikawa (堀河天皇, Go-Suzaku-tennō, 8 de agoso de 1079 — 9 de agosto de 1107) foi o 73º imperador do Japão, na lista tradicional de sucessão.

Vida

Antes da sua ascensão ao Trono do Crisântemo seu nome era Yoshihito. Também era conhecido como Taruhito. Era o segundo filho do Imperador Shirakawa. Sua mãe era Fujiwara no Kenshi, filha adotiva de Fujiwara no Morozane.

Yoshihito se tornou príncipe herdeiro e imperador no mesmo dia em que seu pai abdicou aos 9 anos de idade. Seu reinado foi ofuscado pela regra de clausura do ex-imperador Shirakawa. Horikawa reinou de 1087 a 1107. Seu avô Fujiwara no Morozane se tornou Sesshō ( regente ), mas era Shirakawa quem detinha o poder real como Imperador de clausura.

Quando sua imperatriz-consorte (Kogo) morreu, seu filho, Príncipe Imperial Munehito, que se tornou o príncipe herdeiro (e mais tarde se tornou imperador Toba ) foi levado para ser criado por Shirakawa.

Horikawa morreu aos 29 anos no dia 9 de agosto de 1107. Reinou por 20 anos.

O Imperador Horikawa é tradicionalmente venerado em um memorial no santuário xintoísta em Quioto. A Agência da Casa Imperial designa este local como Mausoléu de Horikawa. E é oficialmente chamado Nochi no Yenkyō-ji no misasagi.

Horikawa está enterrado entre as "Sete Tumbas imperiais" no Ryoan-ji em Quioto. O monte, que representa o Imperador Horikawa é chamado atualmente de Kinugasa-yama. A sepultura do imperador era muito humilde no período em que Horikawa morreu. Estes túmulos foram restaurados no Século XIX por ordem do Imperador Meiji.

Fonte: Wikipédia


Tags: Imperador, Japão, Imperador Horikawa






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.09

  • Dia da Revolução Farroupilha
  • Dia de Santa Fausta
  • Dia do Anjo Rehael
  • Dia do Coletor de Lixo
  • Dia do Funcionário Municipal
  • Dia do Funcionário Policial Civil
  • Dia do Gaúcho
  • Dia Internacional da Limpeza (UNESCO)