Últimas notícias

Hoje na história

RSS
11 de agosto de 1919.

Andrew Carnegie, industrial e filantropo norte-americano, falece aos 83 anos de idade


Andrew Carnegie faleceu em 11 de agosto de 1919, em Homewood, Pennsylvania, EUA. Ele foi um empresário e filantropo.

Andrew Carnegie era o mais temperamental dos magnatas. Baixinho, com apenas 1,65m, cabelos louros pálidos, mãos e pés pequenos e um rosto de menino, era como uma criança travessa, vigorosa e incansável.

Falava com energia, tinha opiniões fortes e subservientes, era bajulador e provocador de uma rapidez sobrenatural em compreender qualquer coisa que fosse de seu interesse.

Sua ascensão é a fábula norte-americana clássica do homem que enriqueceu do nada. O pai de Carnegie era um tecelão escocês desempregado que trabalhava com tear manual cuja família emigrou para Pittsburgh quando Andrew tinha treze anos. Andrew passou por diversos empregos. Catou carretéis usados em fábricas, foi escriturário de um guarda-livros e mensageiro do telégrafo, onde aprendeu telegrafia de observar os operadores.

Ele logo se tornou o telegrafista favorito da comunidade de negócios, e em seguida um serviço telegráfico de um homem só, que todos os dias compilava as notícias vindas pelo telégrafo para os jornais de Pittsburgh. Era tão incansável em seu auto-aperfeiçoamento quanto em todo o resto, lendo vorazmente o trabalhando duro para melhorar seu sotaque e sua gramática. Sua vida era dominada por Margaret, sua mãe, que transmitia a orgulhosa consciência de classe dos pobres respeitáveis, uma terrível vergonha da pobreza e desprezo desmoralizante pelos trabalhadores sem ambição com os quais eram forçados a se associar.

Ela e Andrew foram inseparáveis até a morte dela, pouco antes de ele fazer 51 anos. Os Carnegies não eram crentes, mas Andrew ainda herdou uma forte aversão calvinista aos prazeres da carne.

Frase: À medida que envelheço, presto menos atenção ao que as pessoas dizem; simplesmente observo o que fazem.

Tags: Filantropo, empresário






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 15.10

  • Dia de Santa Tereza d’Avila
  • Dia do Anjo Ayel
  • Dia do Normalista
  • Dia do Professor