Últimas notícias

Hoje na história

RSS
11 de agosto de 1863.

O Camboja torna-se um protetorado francês

Bandeira do Camboja

O Protetorado Francês do Camboja foi um regime político no Camboja a partir de 11 de agosto 1863, quando a França (na época do Segundo Império Francês), estabeleceu sua “proteção” ao Reino Cambojano, anteriormente um Estado vassalo do Sião (Tailândia). O protetorado preservou a estrutura estatal, mas privatiza a terra (que era de propriedade do rei) e estimula o comércio.

Em outubro de 1887, os franceses anunciaram a formação da Union Indochinoise (União da Indochina), que na época era composta por Camboja, possessão francesa já autónoma, e as três regiões do Vietnã (Tonquim, Annam e Cochinchina). Em 1893, o Laos foi anexado depois que os franceses ameaçaram o Rei Chulalongkorn de Sião com guerra, forçando-o a abandonar o território.

Integrou em 1887 a Indochina francesa durante a criação desta última, o Camboja, em 1946, atingiu o estatuto de Estado associado da União Francesa.

A influência francesa permaneceu intocada durante a maior parte da ocupação japonesa na II Guerra Mundial. Em março de 1945, porém, os japoneses depõem as autoridades francesas e oferecem a independência ao Camboja.

O rei Norodom Sihanouk cancela os tratados com a França, mas não opõe resistência ao restabelecimento do protetorado em outubro de 1945.

Em novembro de 1949, o protetorado foi oficialmente abolido, mas o Camboja continuou em grande parte sob a influência francesa no seio da Federação da Indochina, até a proclamação da independência, em 9 de novembro de 1953, reafirmada o ano seguinte pelos Acordos de Genebra.

Fonte: Wikipédia


Tags: Protetorado Francês do Camboja, protetorado, França, Camboja, Segundo Império Francês






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 10.12

  • Dia da Declaração Internacional dos Direitos Humanos
  • Dia de São Melquíades
  • Dia Internacional dos Povos Indígenas
  • Dia Universal do Palhaço