Últimas notícias

Hoje na história

RSS
10 de agosto de 1959.

Inauguração, em Salvador, do Museu de Arte Sacra da Bahia


O Museu foi inaugurado em 10 de agosto de 1959, por ocasião do IV Colóquio Internacional de Estudos Luso-Brasileiros, passou a integrar a estrutura da UFBA como órgão suplementar.

O Museu de Arte Sacra da UFBA encontra-se instalado no antigo Convento de Santa Teresa de Ávila, fundado pelos Carmelitas Descalços em meados do século XVII, na Cidade do Salvador - capital do Brasil de 1549 a 1759.

Em 1660, monges da Ordem dos Carmelitas Descalços portugueses aportaram na Bahia de passagem para a Índia e decidiram, a pedido dos habitantes locais, permanecerem na cidade.

Inicialmente, foi edificado um pequeno hospício, no sítio chamado Preguiça, em terreno próximo ao mar e doado pelo rei de Portugal, D. Afonso VI. No decorrer do tempo, ajudados por esmolas, ergueram o atual convento em área contígua, no ano de 1667, tendo a Igreja sido inaugurada em 15 de outubro de 1697.

A partir de então, o Convento de Santa Teresa tornou-se um dos maiores conjuntos conventuais da Ordem em todo mundo português e foi fator importante no desenvolvimento da cidade do Salvador e na ocupação do território baiano.

O fato do Convento ter servido de alojamento para as tropas portuguesas no momento das lutas pela independência da Bahia, até a vitória final em 2 de julho de 1823, aliado aos ressentimentos dos baianos contra os portugueses que viviam na cidade, determinaram a extinção da Ordem em 1840. Antes, porém, em 1837, instala-se em Santa Teresa o Seminário Arquiepiscopal e em 1856 o Arcebispo passa sua administração aos padres lazaristas.

Em 1956, o Seminário muda-se para outro local, ficando o convento abandonado e em ruínas até princípios de 1958, quando o Reitor Edgar Santos da Universidade Federal da Bahia tomou a decisão de aí instalar o Museu de Arte Sacra da UFBA, através de um convênio com a Arquidiocese de Salvador.

Considerado um dos exemplares mais significativos da arquitetura seiscentista brasileira, e tombado individualmente pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Convento de Santa Teresa de Ávila está localizado na área do Centro Histórico de Salvador, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1985.

Tags: Museu, Arte Sacra, Bahia






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.12

  • Dia das Apaes
  • Dia de Santo Urbano V
  • Dia do Atleta Profissional