Últimas notícias

Hoje na história

RSS
10 de fevereiro de 1898.

Nasce Bertolt Brecht, dramaturgo alemão


Bertolt Brecht (Augsburg, 10 de Fevereiro de 1898 - Berlim, 14 de Agosto de 1956) foi um influente dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX.

Nascido “Eugen Berthold Friedrich Brecht” na Baviera, Brecht estudou medicina e trabalhou como ordenança num hospital em Munique durante a Primeira Grande Guerra. Filho da burguesia, ele sofreu, como todos na Alemanha, a sensação de desolamento de encarar um país completamente destruído pela Primeira Guerra Mundial. Depois da guerra mudou-se para Berlim, onde o influente crítico, Herbert Ihering, lhe chamou a atenção para a apetência do público pelo teatro moderno. Já em Munique, as suas primeiras peças (Baal e Trommeln in der Nacht) foram levadas ao palco e Brecht conheceu Erich Engel com quem veio a trabalhar até ao fim da sua vida. Em Berlim, a peça Im Dickicht der Städte, protagonizado por Fritz Kortner e dirigido por Engel, tornou-se no seu primeiro sucesso.

O Totalitarismo surge como a força renovadora que não só vai reerguer o país, como traz a missão de reviver o Sacro Império Romano-Germânico. Mas ao mesmo tempo chegam influências da recém formada União Soviética, com sua bem-sucedida implantação de um regime socialista, o que significava esperança para um povo sofrido como o da Alemanha naquele período. É a este último grupo que Brecht vai se unir, na ânsia de debelar seu desespero existencial. No entanto, depois de Hitler eleito em 1933, Brecht não estava totalmente seguro na Alemanha Nazista, exilando-se na Áustria, Suíça, Dinamarca, Finlândia, Suécia, Inglaterra, Rússia e finalmente nos Estados Unidos. Recebeu o Prêmio Lênin da Paz em 1954.

Tags: Dramaturgo, dramaturgia, teatro






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.08

  • Dia de São Bernardo
  • Dia do Anjo Cahethel
  • Dia do Maçom