Últimas notícias

Hoje na história

RSS
14 de agosto de 1784.

Grigory Shelikhov, mercador russo, estabelece o primeiro assentamento permanente da Rússia no território do Alasca

Grigory Shelikhov foi fundador da Companhia Russo-Americana.

Grigory Ivanovich Shelikhov (Rylsk, 1747 – 31 de Julho de 1795) foi um marinheiro e mercador russo.

Shelikhov organizou viagens comerciais de navios mercantes às Ilhas Curilhas e Ilhas Aleutas a partir de 1775. Em 1783–1786, liderou a expedição às costas da América Russa, durante as quais se fundaram povoações russas na América do Norte. Shelikhov foi um dos fundadores da Companhia Russo-Americana, oficialmente registada em 1799.

O seu nome foi dado ao Golfo de Shelikhov no Mar de Okhotsk, e também a um estreito entre o Alasca e a Ilha Kodiak e a cidade de Shelekhov no Oblast de Irkutsk na Rússia. Há uma estátua sua em Rylsk, onde nasceu.


Uma povoação fundada por Grigory Shelikhov na Ilha Kodiak.

Ilha Kodiak

A Ilha Kodiak é uma ilha do estado norte-americano do Alasca. É uma grande ilha na costa sul do Alasca, separada do continente pelo Estreito de Shelikof.

É a maior ilha do Alasca e a segunda maior ilha dos Estados Unidos, depois da Ilha Grande do Havaí, com 9311 km² de superfície. Tem 160 km de comprimento e varia entre 16 e 96 km de largura. A Ilha Kodiak é a maior do Arquipélago Kodiak.

A Ilha Kodiak é montanhosa e densamente florestada nas vertentes norte e este, e escassamente arborizada no sul. Possui numerosas baías protegidas do gelo, ideais para atracação de embarcações.

A maior parte da ilha é um refúgio da vida selvagem. O urso-de-kodiak e o caranguejo-gigante-de-kodiak são espécies nativas da ilha.

A ilha foi explorada em 1763 pelo comerciante de peles russo Stepan Glotov. Foi o primeiro local do Alasca onde se estabeleceu uma permanente ocupação russa, por iniciativa de Grigory Shelikhov em 1784. A colônia moveu-se para onde hoje é a localidade de Kodiak em 1792 tornando-se o centro do comércio de peles russo. Em 1912 o Novarupta tem uma erupção no continente mas atinge a ilha com cinza vulcânica, causando vasta devastação e perda de vidas. A ilha foi igualmente atingida por um forte sismo na Sexta-feira Santa de 1964 e subsequente tsunami.

A ilha de Kodiak é parte do Distrito de Kodiak Island. A maior localidade é Kodiak. Outras localidades são Ahkiok, Old Harbor, Karluk, Larsen Bay, Port Lions e Ouzinki.

Massacre de Awa'uq

O Massacre de Awa'uq, foi um massacre perpetrado pelo comerciante de peles russo Grigory Shelikhov, ajudado por homens armados da Companhia Shelikhov-Golikov, contra um grupo de índios alutiiq a 14 de agosto de 1784 durante a era do domínio russo do Alasca. O ataque aconteceu na ilha Sitkalidak, perto de Old Harbor em Refuge Rock (Awa'uq, em alutiiq), ao sul da ilha Kodiak, do arquipélago Kodiak.

Em 1784, Grigory Shelikhov, chegou ao Three Saints Bay (perto da atual Old Harbor) em a ilha Kodiak, com dois barcos. Os indígenas koniaga da ilha Kodiak (Qik’rtarmiut Sugpiat), uma nação de alutiqes nativos do Alasca, atacou a expedição de Shelikhov, que respondeu matando centenas de pessoas e fazendo reféns para subjugar os outros. (Shelikhov disse ter feito mais de 1000 prisioneiros, mantendo cerca de 400 reféns.) Esse massacre permitiu a dominação das ilhas do arquipélago. Tendo estabelecido a sua autoridade na ilha de Kodiak, Shelikhov fundou o segundo assentamento permanente russo no Alasca.


Localização no Alasca.


Localização da ilha Kodiak.

Fonte: Wikipédia


Tags: Alasca, Rússia, assentamento, Grigory Shelikhov, Ilha Kodiak, Massacre de Awa'uq






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 26.06

  • Dia de São João e São Paulo
  • Dia do Anjo Haaiah
  • Dia Internacional sobre o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas