Últimas notícias

Hoje na história

RSS
11 de fevereiro de 2011.

Após 18 dias de intensos e violentos protestos que tomaram diversas cidades do Egito, o ditador Hosni Mubarak renunciou ao poder depois de comandar uma ditadura com mão de ferro durante 30 anos.

Muhammad Hosni Said Mubarak

Muhammad Hosni Said Mubarak (Monufia, 4 de maio de 1928) é um militar egípcio que governou seu país de 14 de outubro de 1981 a 11 de fevereiro de 2011, quando apresentou sua renúncia após 18 dias de intensos e violentos protestos que tomaram diversas cidades do Egito. O Hosni Mubarak comandou uma ditadura com mão de ferro durante 30 anos.

A partir de sua ascensão na Força Aérea egípcia, tornou-se vice-presidente em 1975, sucedendo Anwar Al Sadat, depois que este foi assassinado em 6 de outubro de 1981.

Era considerado como um dos mais poderosos chefes de estado do Oriente Médio. Também era conhecido por sua posição neutra no conflito árabe-israelense, sendo, por isso mesmo, frequentemente envolvido nas negociações entre as duas facções.

Nos últimos dias de seu governo, estava sendo alvo de críticas e protestos pela maioria da população egípcia, a qual pedia por sua renúncia, o que acabou acontecendo num episódio que ficou conhecido como a Revolução Egípcia de 2011.

Os protestos tiverem início em 25 de janeiro de 2011 em várias cidades do Egito, incluindo Cairo, Alexandria, Suez e Ismaília. Milhares protestaram no Cairo, com mais de 15 mil pessoas ocupando a Praça Tahrir.

Fonte: Wikipedia


Tags: Egito, ditadura, primavera árabe, Hosni Mubarak






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 13.12

  • Dia de Santa Luzia
  • Dia do Deficiente Visual
  • Dia do Lapidador
  • Dia do Marinheiro
  • Dia do Pedreiro
  • Dia Nacional do Ótico e do Oftalmologista