Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Terça-Feira, 11 de Março de 2011.

Terremoto de magnitude 8,9 atinge o Japão causando um forte tsunami com ondas de mais de 10 metros de altura e matando mais de 15.850 pessoas e grande destruição

Vista aérea de Sendai em 12 de março de 2011.

Sismo e tsunami de Tohoku de 2011 ou sismo e tsunami de Sendai (designado oficialmente Grande Terremoto do Leste do Japão) foi um sismo de magnitude de 8,9 MW (Escala de magnitude de momento) com epicentro ao largo da costa do Japão ocorrido às 05:46 UTC (14:46 no horário local) de 11 de março de 2011.

O epicentro foi a 130 km da costa leste da península de Oshika, na região de Tohoku, com o hipocentro situado a uma profundidade de 24,4 km. O sismo atingiu o grau 7 — a magnitude máxima da escala de intensidade sísmica da Agência Meteorológica do Japão — ao norte da Prefeitura de Miyagi, grau 6 em outras prefeituras e 5 em Tóquio.

O sismo provocou alertas de tsunami e evacuações na linha costeira japonesa do Pacífico e em pelo menos 20 países, incluindo toda a costa do Pacífico da América do Norte e América do Sul. Provocou também ondas de tsunami de mais de 10 m de altura, que atingiram o Japão e diversos outros países. No Japão, as ondas percorreram mais de 10 km de terra.

De acordo com as autoridades morreram 15.850 pessoas, 6.011 feridos e 3.287 desaparecidos. O sismo causou danos substanciais no Japão, incluindo a destruição de rodovias e linhas ferroviárias, assim como incêndios em várias regiões, e o rompimento de uma barragem.

Aproximadamente 4,4 milhões de habitantes no nordeste do Japão ficaram sem energia elétrica, e 1,4 milhão sem água.

Dois reatores nucleares teriam sido danificados, o que levou à evacuação imediata das regiões atingidas enquanto um estado de emergência era estabelecido. A Central Nuclear de Fukushima I sofreu uma explosão aproximadamente 24 horas depois do primeiro sismo, e as autoridades japonesas informaram que apesar do colapso da contenção de concreto da construção, a integridade do núcleo interno não teria sido comprometida.

De fato a usina nuclear de Fukushima I ficou comprometida causando contaminação radioativa por vários quilômetros ao seu redor.

Estima-se que a magnitude do sismo de Sendai faça deste o maior sismo a atingir o Japão e um dos cinco maiores do mundo desde que os registros modernos começaram a ser compilados


Fonte: Wikipedia




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 23.07

  • Dia do Guarda Rodoviário
  • Dia de Santa Brígida
  • Dia do Anjo Nanael

Agenda do dia - 23.07

  • 18:00 às 24:00 Bolinho de Batata no BOX 21 - Rua Carlos von Koseritz, 304 - reservas (51) 3325-5121