Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Domingo, 15 de Maio de 2012.

Morre Carlos Fuentes, escritor mexicano autor de Aura e Gringo Velho

Carlos Fuentes Macías, escritor e diplomata mexicano.

Carlos Fuentes Macías (Cidade do Panamá, 11 de novembro de 1928 — Cidade do México, 15 de maio de 2012) foi um escritor e diplomata mexicano.

Além de romancista, Fuentes foi novelista e ensaísta. Filho de diplomatas mexicanos ele nasceu no Panamá. Passou sua infância em diversas capitais da América: Montevideo, Rio de Janeiro, Washington D.C., Santiago de Chile, Quito e Buenos Aires. Aos 16 anos, voltou ao México, onde residiu até 1965.

Graduou-se em Direito pela Universidad Nacional Autónoma de México e em economia pelo Instituto de Altos Estudos Internacionais de Genebra, Suíça.

Foi embaixador do México na França. Em 1977 renunciou ao posto em protesto contra a nomeação do ex-presidente mexicano Díaz Ordaz como primeiro embaixador do México na Espanha após a morte de Franco.

Em diversas ocasiões manifestou-se favoravelmente a Fidel Castro embora, em algumas outras oportunidades, fizesse críticas importantes ao governante cubano. Elogiou também a abertura de Raul Castro.

Lecionou em Harvard, Cambridge, Princeton e outras universidades norte-americanas de renome internacional.

Ao longo de sua longa carreira e profícua carreira, foram-lhe atribuídos diversos prémios e distinções, entre os quais o Prêmio Miguel de Cervantes, em 1987 e o Prêmio Príncipe de Astúrias (1994). Além de suas obras de ficção, também ficou conhecido por seus ensaios sobre política e cultura. Fuentes fez parte de um movimento literário formado no século passado por autores que criticavam as estruturas políticas arcaicas da América Latina.

Fuentes foi um grande admirador de Machado de Assis, que considerava como o único autor da América Latina do século XIX a ter seguido a tradição de Cervantes - a chamada "Tradição de la Mancha". Em agosto de 1997, durante uma conferência na Academia Brasileira de Letras, Carlos Fuentes tratou das relações entre Dom Quixote e o romance machadiano.

Carlos Fuentes morreu aos 83 anos, em 15 de maio de 2012, um dia após ser premiado com o título de doutor honoris causa pela Universidade das Ilhas Baleares pela qualidade e extensão de sua obra.




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 22.09

  • Dia Mundial Cidade sem meu Carro
  • Dia do Ciclista
  • Data da Juventude do Brasil
  • Dia da Banana
  • Dia do Contador
  • Dia da Defesa da Fauna
  • Dia de São Maurício
  • Dia do Anjo Hahahel

Agenda do dia - 22.09

  • 18:00 às 24:00 Dia de Bate Papo no BOX 21 - Rua Carlos von Koseritz, 304 - reservas (51) 3325-5121