Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Segunda-Feira, 27 de Agosto de 1828.

A independência do Uruguai é formalmente reconhecida


O Uruguai (Nome oficial: República Oriental do Uruguai) é um país que se localiza na parte centro-sul da América do Sul e que é limitado a norte pelo Brasil, a leste pelo Oceano Atlântico, a sul pelo Rio da Prata e a oeste pela Argentina. Capital: Montevidéu.

O início do século XIX viu o surgimento de movimentos de independência por toda a América do Sul, incluindo o Uruguai, então conhecido como a Banda Oriental del Uruguay (isto é, faixa a leste do rio Uruguai), cujo território foi disputado pelos estados nascentes do Brasil, herdeiro de Portugal, e da República Argentina, com capital em Buenos Aires, herdeira do Vice-reinado do Prata da Espanha.

A 23 de Agosto de 1825, no entanto, setores descontentes de Montevidéu organizaram revoltas contra o governo da corte do Rio de Janeiro. A província austral se tornaria independente com a assinatura do “Tratado de Montevidéu”, em 1828. As negociações para a independência tiveram o mediação de George Canning, então chefe do Foreign Office ou Ministério do Exterior britânico, que visava consolidar a livre-navegação do Rio da Prata.



Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 26.07

  • Dia dos Avós
  • Dia de Sant’Ana
  • Dia de São Joaquim
  • Dia do Anjo Poiel

Agenda do dia - 26.07

  • 12:00 às 15:00 Feijoada no BOX 21 - Rua Carlos von Koseritz, 304 - reservas (51) 3325-5121