Últimas notícias

Hoje na história

RSS
29 de agosto de 1949.

É realizado o primeiro teste de uma bomba atômica Soviética, em Semipalatinsk (Cazaquistão)

RDS-1, o primeiro teste soviético.

Uma bomba hidrogênio, designação mais adaptada ao seu significado bomba termonuclear, é um tipo de armamento que consegue ser até 50 vezes mais forte do que qualquer bomba nuclear de fissão.

O Projeto soviético da bomba atômica, foi um projeto ultra secreto de pesquisa e desenvolvimento iniciado durante a Segunda Guerra Mundial, quando a União Soviética tomou ciência do projeto nuclear dos aliados: Estados Unidos, Inglaterra e Canadá.

Muito em função dos recursos e conhecimentos obtidos sobre artefatos atômicos da Alemanha e através de técnicos envolvidos nos projetos dos Estados Unidos e da Inglaterra que se tornaram espiões fornecendo informações valiosas, a União Soviética conduziu seu primeiro teste de arma atômica usando um dispositivo de implosão, o RDS-1, codinome Primeiro Relâmpago em 29 de agosto de 1949, em Semipalatinsk, no Cazaquistão. Com o sucesso desse teste, a União Soviética se tornou o segundo país a detonar um dispositivo nuclear, depois dos Estados Unidos.


RDS-1, o primeiro teste soviético.

O primeiro teste soviético de uma “verdadeira” bomba de hidrogênio, ocorreu em 22 de novembro de 1955. Ela foi chamada de RDS-37 pelos soviéticos. Era um desenho de implosões radioativas termonucleares multi estágios chamada "Terceira ideia" de Sakharov na URSS e desenho Teller-Ulam nos Estados Unidos. Mas antes da RDS-37 aconteceu o teste da RDS-6.


Detonação da RDS-37 em 22 de novembro de 1955.

A RDS-6

A RDS-6, denominada “Joe 4” pelos norte-americanos, foi uma bomba nuclear testada pela União Soviética, essa bomba foi do tipo despertador, ela foi detonada em 12 de agosto de 1953, gerou o equivalente a 400 quilotons de TNT.

Estudiosos contestam a autenticidade da RDS-6 como um dispositivo termonuclear, uma vez que não conseguiu produzir um rendimento consistente como uma verdadeira bomba de hidrogênio.

Havia dois tipos de RDS-6: o RDS-6s e o RDS-6t, o RDS-6s era um dispositivo do tipo despertador, sendo um bolo da camadas de material de fissão e fusão, já o RDS-6t era uma verdadeira bomba termonuclear com um primário e um secundário, após a detonação do Ivy Mike, foi escolhido utilizar o RDS-6s por acharem que o RDS-6t não detonaria, a verdadeira bomba de hidrogênio da União Soviética só veio em 1955 e foi chamada de RDS-37.

Segredo Soviético

A segunda metade do Século XX foi marcada pela Guerra Fria e por uma intensa corrida nuclear entre os Estados Unidos e a União Soviética.

Os EUA saíram na frente e realizaram o primeiro teste de sucesso com uma bomba de plutônio em 16 de julho de 1945. O teste foi feito na base militar de Alamogordo, no estado do Novo México. Ele ocorreu apenas dois anos após os cientistas alemães Otto Hahn e Fritz Straßmann descobrirem a fissão nuclear.

A URSS, só anunciou oficialmente ter desenvolvido sua primeira bomba nuclear em 8 de março de 1950. O anúncio foi feito em rede nacional, pelo Marechal Kliment Voroshilov, um dos líderes do partido comunista soviético que participou da Revolução Russa de 1917 e da Guerra Civil Russa.

Fonte: Wikipédia


Tags: RDS-1, RDS, União Soviética, URSS, Bomba atômica, bomba nuclear, bomba hidrogênio, bomba termonuclear






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 17.10

  • Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira
  • Dia de Santo Inácio de Antioquia
  • Dia do Anjo Manakel
  • Dia do Eletricista
  • Dia Nacional da Vacinação