Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Sábado, 14 de Novembro de 1965.

Guerra do Vietnã: Inicia a Batalha de Ia Drang

Um helicóptero UH-1 Huey desembarcando tropas no vale

Batalha de la Drang foi a primeira grande batalha travada entre o Exército dos Estados Unidos e o Exército do Povo do Vietnã (mais precisamente o primeiro combate travado pelos norte-americanos contra o exército do Vietnã do Norte durante a Guerra do Vietnã).

A batalha aconteceu em duas partes em 14 e 18 de novembro de 1965, em duas zonas de desembarque (LZs) ao noroeste de Plei Me nas serras do Vietnã do Sul (aproximadamente a 56 km a sudoeste de Pleiku). O nome da batalha deriva do rio Drang que passa pelo vale a nordeste de Plei Me, onde os principais combates ocorreram. "Ia" significa "rio" na língua montagnard.

Os americanos dispunham de dois batalhões do 7º Regimento de Cavalaria e do 5º Regimento de Cavalaria do Exército. Os vietnamitas tinham cinco batalhões do Exército na região, além da ajuda vinda dos guerrilheiros Viet Congs. Os americanos por muitas das vezes tiveram de lançar seus bombardeiros, caças e helicópteros muito próximo de onde os combates aconteciam. Ambos os lados sofreram pesadas baixas e clamaram vitória sobre o outro. Os americanos perderam 234 soldados que morreram em combate e outros 242 ficaram feridos; em 17 de novembro os americanos sofreram várias emboscadas e investidas do inimigo que resultou num dos combates mais sangrentos do conflito, que matou 155 soldados e deixou outros 126 feridos.


O 1º Batalhão da Cavalaria desembarcando de seus helicópteros no vale.

A batalha foi descrita no aclamado livro We Were Soldiers Once... And Young escrito por Harold G. Moore e Joseph L. Galloway. Em 2002, o cineasta Randall Wallace mostrou a primeira parte da batalha no filme We Were Soldiers que estrelou os atores Mel Gibson e Barry Pepper nos papéis de Moore e Galloway, respectivamente.

Fonte: Wikipédia


Tags: Guerra do Vietnã, Vietnã, guerra, vietcongue






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.11

  • Dia da Dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo
  • Dia de Santa Maudez
  • Dia de Santo Edmundo
  • Dia do Anjo Nith-haiah
  • Dia do Conselheiro Tutelar
  • Dia do Tabelião e Registrador