Últimas notícias

Hoje na história

RSS
10 de Outubro de 0680.

Batalha de Karbala: Husain ibn Ali, neto do profeta Maomé, é decapitado pelas forças de Caligh Yazid I. É comemorado pelos xiitas como Ashurah.

Batalha de Karbala de Abbas Al-Musavi, Brooklyn Museum

Karbala (em árabe:كربلاء; outras grafias: Kerbala, Kerbela) é uma cidade do Iraque, localizada a cerca de 100 km a sudoeste de Bagdá. Karbala é a capital da Província de Karbala, e tem uma população estimada de 572.300 habitantes (2003).

A cidade, mais conhecida como o local da Batalha de Karbala (680 D.C), está entre as cidades mais sagradas para os xiitas muçulmanos após Meca, Medina e Najaf. A cidade possui o Santuário Imam Husayn que é considerado sagrado pelos xiitas, assim como o santuário do seu meio-irmão, Al-Abbas ibn Ali.

Outra grande batalha aconteceu na cidade em 2003.

A Batalha de Karbala ocorreu em 10 de Muharram, no ano 61 do calendário islâmico (10 de outubro de 680) em Karbala, no atual Iraque.

A batalha foi entre um pequeno grupo de simpatizantes e familiares do neto de Maomé Husain ibn Ali, e um destacamento militar muito maior das forças de Caligh Yazid I, o califa omíada, a quem Husain se recusara a reconhecer como califa.

Husain e todos os seus partidários foram mortos, incluindo seu filho com seis meses de idade, sendo suas mulheres e crianças tomadas como prisioneiros. Os mortos são vistos como mártires pelos muçulmanos, e a batalha tem um lugar central na história e tradição xiita, e tem sido frequentemente relatada na literatura islâmica xiita.

A Batalha de Karbala é comemorada durante um período de 10 dias anualmente por todos os muçulmanos xiitas, bem como muitos sunitas, culminando em seu décimo dia, o Dia da Ashura.

Fonte: Wikipédia


Tags: Karbala, Maomé, Iraque, religião, xiita, sunita, Ashura






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 23.02

  • Dia da Sedução
  • Dia de São Policarpo
  • Dia do Boticário
  • Dia do Rotariano (Rotary Club)
  • Dia do Surdo-mudo