Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Quarta-Feira, 06 de Maio de 1994.

Inaugurado o Eurotúnel

O Eurotúnel

O Eurotúnel (em inglês: Channel Tunnel; em francês: Tunnel sous la Manche) é um túnel ferroviário de 50,5 quilômetros de extensão que liga Folkestone, Kent, no Reino Unido, com Coquelles, em Pas-de-Calais, perto de Calais, no norte da França, sob o Canal da Mancha no Estreito de Dover. No seu ponto mais baixo, atinge 75 metros de profundidade.

Com um trecho submerso de 37,9 km, o túnel tem a parte submarina mais longa do que a de qualquer outro túnel do mundo, embora o Túnel Seikan, no Japão, seja mais longo (53,85 km) e mais profundo (240 metros). O recordista mundial, porém, continua sendo o Túnel de São Gotardo, com um comprimento de 57 km e 153,5 km de túneis, poços e demais passagens, em operação desde final de 2016. O túnel leva os trens de passageiros Eurostar, de alta velocidade, o veículo de transporte de cargas roll-on/roll-off Eurotunnel Shuttle, o maior do mundo, e trens de transporte ferroviário internacional.

As primeiras ideias de uma ligação fixa através do canal apareceram em 1802, mas a pressão da política e da imprensa britânicas sobre a questão da segurança nacional paralisou as tentativas de construção de um túnel. O eventual sucesso do projeto, organizado pela Eurotunnel, começou com construção em 1988 e com a inauguração, em maio de 1994. Com o custo de 4,650 bilhões de libras esterlinas, o projeto superou em 80% o orçamento previsto inicialmente. Desde a sua construção, o túnel tem enfrentado vários problemas.

Incêndios e tempo frio já chegaram a interromper a operação do túnel. Os imigrantes ilegais e requerentes de asilo têm tentado usar o túnel para entrar no Reino Unido, havendo, inclusive registro de mortes nessas travessias.

O encontro dos dois túneis 40 metros abaixo do solo do Canal da Mancha em 1º de dezembro de 1990, num crossover (passagens que permitem trens passar de um túnel a outro), tornou possível caminhar em terra seca da Inglaterra à Europa pela primeira vez desde o fim da última glaciação, mais de 13 mil anos atrás. Os britânicos e franceses, usando métodos de cálculo e pesquisa a laser, encontraram-se com menos de 2 cm de erro.

O túnel foi oficialmente inaugurado pela rainha britânica Elisabeth II e pelo presidente francês François Mitterrand, em 6 de maio de 1994.

Fonte: Wikipédia


Tags: Eurotúnel, túnel, Canal da Mancha, Inglaterra, França, Elizabeth II, François Mitterrand, Túnel da Mancha, Channel Tunnel, le tunnel sous la Manche






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.11

  • Dia da Dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo
  • Dia de Santa Maudez
  • Dia de Santo Edmundo
  • Dia do Anjo Nith-haiah
  • Dia do Conselheiro Tutelar
  • Dia do Tabelião e Registrador