Últimas notícias

Hoje na história

RSS
31 de agosto de 1991.

O Uzbequistão declarou independência da União Soviética e passou a integrar a Comunidade dos Estados Independentes (CEI)


O território do Uzbequistão foi povoado desde o segundo milênio A.C.. Existem achados arqueológicos de ferramentas e monumentos de homens primitivos nas regiões de Fergana, Tashkent, Bucara, Khorezm e Samarcanda. As primeiras civilizações existentes no Uzbequistão foram as Sogdiana, Bactria e Khwarezm. Os territórios destes estados foram integrados no império Persa de Aquemênidas no século IV a.C., de que fizeram parte durante vários séculos. Desse fato resulta que parte da cultura persa tenha sido preservada no Uzbequistão até os dias de hoje, onde os Uzbeques falam farsi bem como russo.

O Uzbequistão como nação única e distinta apenas existe desde 27 de Outubro de 1924, quando diversas entidades territoriais da Ásia Central foram reunidas na República Socialista Soviética do Uzbequistão. Em 1925 o Uzbequistão integra a URSS.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Uzbequistão acolheu várias centenas de milhar de famílias soviéticas em fuga das invasões hitlarianas a ocidente, entre os quais muitos órfãos da guerra, o que veio acelerar a russificação da républica, principalmente a capital, Tashkent. Uma parte das índustrias pesadas da parte europeia da URSS evacuou-se também para o Uzbequistão. Essas fábricas permaneceram no Uzbequistão após o final da guerra, contribuindo para a industrialização da república.

A 31 de agosto de 1991, o Uzbequistão declarou a sua independência, mesmo que relutante, marcando a data de 1º de setembro como feriado nacional. Subseqüentes tensões étnicas levaram perto de dois milhões de Russos a abandonar o país para a Rússia. Os uzbeques de etnia russa não têm qualquer estatuto legal na Rússia nem em qualquer outro país e encontram-se portanto espalhados pelo mundo, particularmente na Europa e Estados Unidos.

Tags: Independência






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.09

  • Dia de São Geraldo
  • Dia de São Januário
  • Dia do Anjo Haamiah
  • Dia do Ortopedista
  • Dia do Teatro