Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Quinta-Feira, 01 de Setembro de 1939.

Criado o programa nazista da eutanásia


No dia 1º de setembro de 1939, foi criado o programa da eutanásia pelos nazistas. A morte misericordiosa visava a eliminação de doentes incuráveis, idosos senis, deficientes físicos e doentes mentais.

Depois que a burocracia alemã do Terceiro Reich executou as medidas de desapropriação e concentração dos judeus, o regime nazista chegou a um ponto crítico. Qualquer passo adiante significaria o fim a existência do judaísmo na Europa ocupada. No jargão nazista, a superação desse limite era descrito como a solução final da questão dos judeus.

Na verdade, a expressão solução final era um eufemismo para a palavra morte. O objetivo era matar todos os judeus e pessoas não-arianas, que aos olhos dos algozes nazistas eram vidas indignas de serem vividas.

Em 1º de setembro de 1939, Adolf Hitler assinou um decreto autorizando os médicos e psiquiatras a concederem a chamada morte de misericórdia a doentes incuráveis, deficientes mentais e físicos. Esse programa de eutanásia atingia todos os cidadãos judeus na Alemanha. Uma das testemunhas dessa máquina mortífera, o tenente Peter von der Osten, lembra que não se ouviam nem gritos nem tiros. Eles (os judeus) eram impelidos para a morte pelos alemães, mas sem gritos. Pode-se dizer que pairava no ar um silêncio de morte, algo muito deprimente.



Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 23.04

  • Dia Mundial do Escoteiro
  • Dia de São Jorge / Ogum
  • Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor
  • Dia Nacional do Choro

Agenda do dia - 23.04

  • 18:00 às 24:00 Bolinho de Batata no BOX 21 - Rua Carlos von Koseritz, 304 - reservas (51) 3325-5121