Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Sábado, 03 de Setembro de 2006.

O SMART-1, satélite da Agência Espacial Europeia toca o solo lunar

Concepção artística da SMART-1

O SMART-1 foi um satélite, a primeira missão da Agência Espacial Europeia (ESA) que orbitou a Lua. Foi lançado do Centro Espacial de Kourou (em francês Centre spatial guyanais, "Centro espacial guianense"), localizado na Guiana Francesa, na localidade de Kourou, em 27 de setembro de 2003 às 23:14 UTC. A missão foi terminada em 3 de setembro de 2006, numa colisão deliberada com a superfície da Lua às 05:42 UTC.

Este projeto insere-se num conjunto de missões de baixo custo, SMART (Small Missions for Advanced Research in Technology - Pequenas Missões para a Investigação Avançada em Tecnologia), cujo objetivo primordial é testar novas tecnologias para futura utilização em missões espaciais.

No caso da SMART-1 o objetivo primário era testar e validar um motor de propulsão elétrica, para missões interplanetárias. Adicionalmente foram testadas novas tecnologias para sondas e instrumentos.

Em 15 de janeiro de 2005, o satélite SMART-1, que estava orbitando ao redor da Lua, descobre elementos tais como o cálcio, alumínio, silicone, ferro, e outros elementos na superfície na lua.

A primeira sonda lunar da Europa, tocou o solo da Lua às 7h42min (2h42min de Brasília) de 3 de setembro de 2006, concluindo 16 meses de uma missão científica que permitiu observar os polos do satélite natural da Terra.

A queda da SMART-1 pôde ser acompanhada ao vivo pelo telescópio Canadá-França do Havaí e produziu um brilho mais intenso do que estava previsto. A SMART-1 atingiu a Lua a uma velocidade de 7, 2 mil km/h no Lago da Excelência, uma zona situada na região meridional visível do satélite.


Localização do impacto do SMART-1, em relação a outros objetos na lua.

Fonte: Wikipédia


Tags: Sonda, espaço, Agência Espacial Europeia, SMART-1, satélite, Lua






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.11

  • Dia da Bandeira
  • Dia da Caminhada da Bandeira
  • Dia de Santa Matilde de Hackeborn
  • Dia de Santo Abdias
  • Dia do Anjo Haaiah
  • Dia do Cordelista
  • Dia Internacional do Homem
  • Dia Internacional do Xadrez
  • Dia Mundial da Prevenção a Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes