Últimas notícias

Hoje na história

RSS
03 de setembro de 0590.

É eleito o Papa Gregório I

São Gregório I Magno, O.S.B., 64º papa

Papa São Gregório I, O.S.B., conhecido como Gregório Magno ou Gregório, o Grande (em latim: Gregorius I; Roma, Império Bizantino, ca. 540 – Roma, Império Bizantino, 12 de março de 604), foi o 64º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana, venerado como santo por católicos, ortodoxos, anglicanos e alguns luteranos. Eleito em 3 de setembro de 590 como sucessor do Papa Pelágio II, morreu a 12 de março de 604.

Ele é conhecido principalmente por suas obras, mais numerosas que as de seus predecessores. Gregório é também conhecido como Gregório, o Dialogador na Ortodoxia por causa de seus "Diálogos" e é por isso que seu nome aparece em algumas obras listado como "Gregório Dialogus". Foi o primeiro papa a ter sido monge antes do pontificado.


Manuscrito dos ‘Diálogos’, Séc. XI ou XII. Preservado no Archivo Capitolare em Módena, Itália.

Gregório é reconhecido como um Doutor da Igreja e um dos Padres latinos. É também venerado como santo por católicos, ortodoxos, anglicanos e alguns luteranos. Foi canonizado assim que morreu por aclamação popular, como era o costume. O reformador protestante João Calvino admirava Gregório e declarou em seus "Institutos" que ele teria sido o "último bom papa".


São Gregório, por Francisco de Zurbarán.

Festa litúrgica

O atual Calendário Hagiológico Católico Romano, revisto em 1969 por ordem do Concílio Vaticano II celebra São Gregório Magno em 3 de setembro. Antes disso, o Calendário Geral Romano determinava que sua festa deveria ocorrer no dia 12 de março, aniversário da sua morte, uma data que sempre cai durante a Quaresma, durante a qual não se celebra nenhuma memória obrigatória. Este foi o principal motivo da mudança, que passou a festa para o aniversário de sua consagração em 590.

A Igreja Ortodoxa e as Igrejas Católicas Orientais de rito bizantino continuam a comemorar São Gregório em 12 de março, que ocorre durante a Grande Quaresma, a única época na qual é utilizada a "Divina Liturgia dos Dons Pré-santificados", que é creditada a Gregório.

Outras igrejas também celebram São Gregório: a Igreja da Inglaterra e a Igreja Luterana - Sínodo de Missouri em 3 de setembro; a Igreja Luterana Evangélica na América e a Igreja Episcopal nos Estados Unidos, em 12 de março.


Cátedra de São Gregório’, San Gregorio al Celio, Roma

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo, santo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 07.12

  • Dia de Santo Ambrósio
  • Dia do Pastor Evangélico
  • Dia Internacional da Aviação Civil