Últimas notícias

Hoje na história

RSS
05 de setembro de 1944.

Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo firmam o tratado de constituição de Benelux


Em 25 de julhio de 1921 foi firmado ol tratado que criava a “União econômica Belga-luxemburguesa”, mediante a qual se acabava com toda barreira econômica, e as moedas dos dois países ficavam com una taxa de cambio fixa. Este evento é considerado por muitos como sendo o marco inicial do futuro Tratado de Benelux.

Mas foi me plena segunda guerra mundial, que os Países Bajos, Bélgica e Luxemburgo pactuam a supressão dos direitos de aduana em suas fronteiras comuns, e fixam taxas comuns para as mercadorias provenientes de fora da união. Esta política de livre comércio foi inspirada pela derrota das políticas protecionistas implementadas durante os anos 1930, logo após a crise de 1929.

Em 5 de setembro de 1944, é assinado o tratado em Londres, onde os três governos se encontravam exilados.

Então, Benelux, foi uma das primeiras organizações econômicas da Europa, que gerou o embrião do que seria mais tarde a União Européia. Começou como a área de livre comércio entre Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo, e mais tarde, Itália, Alemanha e França também aderiram, criando a CEE, Comunidade Econômica Européia.

O nome Benelux foi utilizado pela primeira vez neste tratado; é formado pelas iniciais dos nomes dos três países: BElgië, NEderland e LUXembourg.

Tags: União Aduaneira, Benelux






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 17.08

  • Dia da Festa de Obaluaiê
  • Dia de São Jacinto
  • Dia do Anjo Mahasiah
  • Dia do Patrimônio Histórico