Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Terça-Feira, 05 de Setembro de 1165.

Morre Nijo, 78º imperador do Japão

Nijo, Imperador do Japão de 1158 até 1165

Imperador Nijo (31 de julho de 1143 - 5 de setembro de 1165) foi o 78º imperador do Japão na lista tradicional de sucessão.

Antes da sua ascensão ao Trono do Crisântemo seu nome era Morihito e era o filho mais velho do imperador Go-Shirakawa e de Minamoto no Atsushiko.

Nijo reinou de 1158 a 1165 . No terceiro ano do reinado de Go-Sirakawa este abdicou; e a sucessão foi recebido pelo seu filho Morihito. Pouco tempo depois, o Imperador Nijo ascendeu ao trono. Após Nijo ser formalmente entronizado, a gestão de todos os assuntos continuou inteiramente nas mãos de Go-Shirakawa.

Logo no início de seu reinado que ocorreu a Rebelião Heiji entre os clãs samurai, Taira e Minamoto em 1159, iniciada justamente por grupos contrários ao governo de clausura de Go-Shirakawa. No final do episódio a vitória dos Taira (Heike) agravou a rivalidade com os Minamoto (Genji) que levou às Guerras Genpei.

O filho pequeno do Imperador Nijo, Nobuhito foi nomeado príncipe herdeiro em 1166. Neste mesmo ano, o sétimo ano de seu reinado, Nijo tem uma grave doença e abdica; a sucessão foi recebida por Nobuhito. Pouco tempo depois, o Imperador Rokujo ascende ao trono.

Em 5 de Setembro de 1165 Nijo morre aos 22 anos de idade. É tradicionalmente venerado em um memorial no santuário xintoísta em Quioto. A Agência da Casa Imperial designa este local como Mausoléu de Nijo. E é oficialmente chamado Koryu-ji no Misasagi

Fonte: Wikipédia





Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 29.09

  • Dia do Anjo Mihael
  • Dia do Anunciante
  • Dia do Petróleo
  • Dia dos Arcanjos (Miguel, Rafael, Gabriel)