Últimas notícias

Hoje na história

RSS
06 de setembro de 1522.

Um barco da expedição de Fernão de Magalhães chega a Sanlúcar de Barrameda, na Espanha, concluindo a primeira circunavegação do globo

Juan Sebastián Elcano

Circum-navegação é uma viagem marítima em torno de um lugar, que pode ser uma ilha, um continente ou toda a Terra. Fernão de Magalhães fez a primeira circum-navegação da história, completada pelo comandante Juan Sebastián Elcano, visto que Magalhães morreu no transcurso da viagem.

A Expedição de Magalhães e Elcano foi uma expedição marítima que ocorreu no século XVI, sob o comando de Fernão de Magalhães e após sua morte no curso da expedição a 27 de abril de 1521 em Cebu, nas Filipinas, passou a ser comandada por Juan Sebastián Elcano.

A expedição, financiada pela Coroa da Espanha foi a primeira circum-navegação da história.


O navegador português Fernão de Magalhães.

A expedição deixa Sevilha rio abaixo em direção a Sanlúcar de Barrameda, um município da Espanha na província de Cádis, comunidade autônoma da Andaluzia. Depois de se preparar lá por um mês e dez dias, dão início à expedição em 20 de setembro de 1519.

Em Sevilha, Antonio Pigafetta, um marinheiro, geógrafo e escritor italiano, começa a escrever seu diário, que narra a viagem. A expedição finalmente retorna ao ponto de partida em Sanlúcar de Barrameda, em 6 de setembro de 1522, com apenas uma barco e 18 sobreviventes. A Nau Victoria chega a Sevilha em 8 de setembro de 1522.


Antonio Pigafetta, marinheiro, geógrafo e escritor italiano.

Pigafetta pagou de seu próprio bolso uma expressiva quantia para acompanhar e auxiliar o capitão Fernão de Magalhães em sua viagem ao redor do mundo.

Manteve um registro acurado da viagem, o qual mais tarde lhe foi valioso na tradução de uma das línguas Filipinas, o Cebuano, sendo considerado o primeiro documento a registrar esta linguagem.

Dos duzentos e trinta e quatro homens que partiram na expedição em 1519, Pigafetta foi um dos dezoito que lograram retornar à Espanha em 1522, tendo completado a circum-navegação sob o comando de Juan Sebastián Elcano, após a morte de Magalhães.

O seu relato é a fonte da maior parte do que sabemos sobre a Expedição de Magalhães e Elcano.


Mapa da expedição: a vermelho a rota percorrida por Magalhães, a laranja a rota percorrida por Elcano.


Juan Sebastián Elcano
navegador e explorador basco.

A expedição

A expedição consistia de cinco navios com 234 homens sob o comando de Magalhães, na nau capitânia, a Trinidad; os outros quatro: San Antonio, Victoria, Santiago e Concepción, onde foi Juan Sebastián Elcano.


Réplica da Nau Victoria em sua visita ao Japão em 2005.

Fonte: Wikipédia


Tags: Fernão de Magalhães, Circum-navegação, expedição, Antonio Pigafetta, Juan Sebastián Elcano






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 20.01

  • Dia de Santa Inês
  • Dia do Senado
  • Dia Mundial da Religião
  • Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa