Últimas notícias

Hoje na história

RSS
10 de Setembro de 1960.

O etíope Abebe Bikila venceu, descalço, a maratona da Olimpíada de Roma. Descoberto nas montanhas, seu invejável preparo físico era resultado da elevada altitude e do ar rarefeito do lugar onde vivia


O etíope Abebe Bikila, ex-pastor de ovelhas e capitão da Guarda Real do Imperador Hailé Selassié, foi o primeiro homem a vencer duas maratonas olímpicas e é considerado por muitos como o maior maratonista de todos os tempos.

Em 1960, correndo descalço pelas ruas de Roma, chegou quatro minutos antes do segundo colocado e declarou que tinha fôlego para suportar mais dez quilômetros. A prova contou com 69 participantes e pela primeira vez foi disputada à noite, com guardas italianos segurando tochas ao longo do caminho. O plano de Bikila foi bastante curioso. Ao fazer o reconhecimento do trajeto, alguns dias antes, ele observou o obelisco de Axum, que tinha sido retirado da Etiópia por tropas italianas. O obelisco estava a 1,5 quilômetros da linha de chegada, bem no ponto em que o maratonista deveria dar a arrancada final.

Quatro anos depois, em Tóquio, Abebe Bikila passou por uma operação de apêndice cinco semanas antes da competição. Venceu novamente, só que calçando sapatilhas por imposição dos juízes.

Na cerimônia de premiação, os organizadores japoneses esqueceram de providenciar as partituras com o hino da Etiópia. A banda aproveitou a oportunidade e tocou o hino do Japão quanto Bikila recebeu sua medalha.

Tanto em Roma quanto em Tóquio, Bikila venceu a prova estabelecendo um novo recorde mundial.

Em sua terceira tentativa, na Cidade do México, ele fraturou a perna esquerda e desistiu depois de dezessete quilômetros.

Em 1969, Abebe Bikila sofreu um acidente com o Volkswagen que ganhou do governo e ficou paralítico do pescoço para baixo, confinado a uma cadeira de rodas. Morreu, aos 41 anos, em 1973. Uma multidão de 70 mil pessoas acompanhou o enterro de seu herói nacional.

Tags: Olimpíadas, maratona, Jogos Olímpicos






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.02

  • Criação do Correio Aéreo Nacional (1931)
  • Dia de Santo Eleutério
  • Dia Mundial da Justiça Social