Últimas notícias

Hoje na história

RSS
11 de setembro de 1967.

A sonda Surveyor 5 envia da superfície da Lua resultados das análises químicas realizadas automaticamente no solo do satélite


O Projeto Surveyor consistia em enviar espaçonaves não-tripuladas para a Lua, com alunissagem suave e sem retorno (embora a Surveyor 6 tenha se tornado a primeira espaçonave a decolar da superfície lunar).

O projeto foi iniciado e cumprido para demonstrar a possibilidade de um pouso suave na Lua. Era um preparativo para o Projeto Apollo. O programa foi implementado pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA e executou vários outros serviços além do seu objetivo principal. A capacidade para uma espaçonave fazer mudanças de curso em vôo foi demonstrada, e os módulos de pouso carregavam instrumentos para ajudar na avaliação da conveniência de seus locais de pouso para as alunissagens tripuladas do Projeto Apollo.

O Surveyor Shovel (Pá do Surveyor) foi um projeto para determinar a composição da superfície da Lua. Uma pá robótica foi projetada para cavar a superfície e determinar a composição dos materiais. Antes deste projeto, era incerto quão funda era a camada de pó sobre a Lua. Se a poeira fosse muito profunda, os astronautas não poderiam pousar.

Houve sete missões Surveyor, cinco das quais bem sucedidas. Surveyor 2 e 4 falharam. Cada qual consistia numa única espaçonave projetada e construída pela Hughes Aircraft Company.

A sonda Surveyor 5 foi lançada em 3 de Setembro de 1967; pousou no Mare Tranquillitatis (Mar da Tranqüilidade) em 11 de Setembro de 1967.

Tags: Nasa, Apollo, Lua, sonda, espaço






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 16.10

  • Dia da Ciência e Tecnologia
  • Dia de Santa Edwiges
  • Dia do Anestesiologista
  • Dia do Anjo Damabiah
  • Dia Mundial da Alimentação
  • Dia Mundial do Pão