Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Sexta-Feira, 13 de Agosto de 1774.

Nasce Hipólito José da Costa, jornalista, diplomata e fundador do Correio Braziliense


Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça (Colônia do Sacramento, 13 de agosto de 1774 - Londres, 11 de setembro de 1823) foi um jornalista, maçom e diplomata brasileiro.

Nascido na Colônia do Sacramento, então domínio da Coroa portuguesa, era filho de família abastada do Rio de Janeiro. Devido à instabilidade política da região, ainda quando criança migrou com a sua família para Pelotas, no Rio Grande do Sul, onde passou a sua adolescência. Fez os seus primeiros estudos em Porto Alegre, concluídos no reino, na Universidade de Coimbra, onde se formou em Direito (1798).

Recém-formado, foi enviado pela Coroa portuguesa aos Estados Unidos da América, para onde embarcou em 16 de outubro de 1798, com a tarefa de conhecer as novas técnicas industriais aplicadas pelos norte-americanos e levá-las para Portugal. Viveu nos Estados Unidos por dois anos, tendo tido contato com as idéias maçônicas, provenientes da França e da Inglaterra.

Retornando ao reino, em 1801 foi enviado pela Coroa para a Inglaterra, onde veio a se tornar, mais tarde, Grão Mestre da Maçonaria inglesa. De volta ao reino foi detido por três anos, acusado pela inquisição da Igreja Católica de disseminar a maçonaria na Europa. Evadiu-se em 1805, radicando-se na Espanha e passando posteriormente para a Inglaterra, onde se exilou. Ali, em Londres, passou a editar aquele que é considerado o primeiro jornal brasileiro: o Correio Braziliense ou Armazém Literário, que circulou de 1º de junho de 1808 a 1823 (29 volumes editados, no total).

Com esse veículo, passou a defender as idéias liberais, entre as quais as de emancipação colonial, dando ampla cobertura à revolta pernambucana de 1817 e aos acontecimentos de 1821 e de 1822 que conduziriam à Independência do Brasil. Contra ele lançou um periódico o conde do Funchal, que circularia até 1818.

Faleceu em 1823, sem chegar a saber que fora nomeado cônsul do Império do Brasil em Londres. No Brasil é considerado o patrono da imprensa. Seu irmão, José Saturnino da Costa Pereira, foi senador do Império do Brasil e ministro da Guerra.

Tags: Maçonaria, Maçom, jornalista, jornalista






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 24.11

  • Dia de Santa Flora
  • Dia do Anjo Lecabel