Últimas notícias

Hoje na história

RSS
12 de Setembro de 1935.

Nasce Geraldo Vandré, músico brasileiro

Geraldo Vandré

Geraldo Vandré é o nome artístico de Geraldo Pedrosa de Araújo Dias (João Pessoa, 12 de setembro de 1935) um cantor e compositor brasileiro.

Em 1966, chegou à final do “Festival de Música Popular Brasileira da TV Record” com o sucesso “Disparada”, interpretada por Jair Rodrigues. A canção arrebatou o primeiro lugar ao lado de “A Banda”, de Chico Buarque. Em 1968, participou do “III Festival Internacional da Canção” com “Pra não dizer que não falei de flores” ou “Caminhando”.

A composição era um hino de resistência contra o governo militar e tinha o seguinte refrão:

Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer

Foi interpretado pelo regime como uma chamada à luta armada contra os ditadores. O sucesso acabou em segundo lugar no festival, perdendo para Sabiá, de Chico Buarque e Tom Jobim.

Ainda em 1968, com o AI-5, Vandré foi obrigado a exilar-se. Depois de passar dias escondido na fazenda da viúva de Guimarães Rosa, morto no ano anterior, o compositor partiu para o Chile e, de lá, para a França.


Tags: AI-5, ditadura, regime militar, censura, música, cantor, compositor, festival, festivais, Record






Opinião do internauta

  • Alquimides Daera (13.01.2011 | 14.36)
    Estamos realizando o show PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE FLORES com a obra de Geraldo Vandré e Alquimides Daera com musicas em parceria e ineditas, em diversas regiões do Brasil visando à disseminação e a valorização da sua música, portanto, a utilização desta obra toma-se indispensável ao ser humano quanto aos seus conteúdos e conceitos de uma forma lúdica permitindo a fantasia, de acordo com o pensamento do compositor, no entanto devido toda essa importância a necessidade de trabalhar com a utilização da sua música.Nosso projeto é criar em todas as áreas de atuações, produções musicais que primem pelo incentivo ao prazer de pensar e ao de descobrir-se, considerando-os alimentos indispensáveis à sobrevivência da fantasia, além de atuar como verdadeiro antídoto contra a chamada "Cultura de Massa" voltado para o aumento da capacidade crítica da população em geral, sem nenhum preconceito de ordem religiosa, étnica ou social, e para a elevação do sentimento de auto-estima do artista, ou seja, de pertencimento à cidade, ao bairro e ao grupo social. Repertorio do Show - http://palcomp3.com/alquimidesdaera/
Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 27.05

  • Dia da Mata Atlântica
  • Dia de Santo Agostinho de Cantuária
  • Dia do Profissional Liberal
  • Dia do Securitário
  • Dia do Serviço de Saúde do Exército
  • Dia Mundial da Esclerose Múltipla
  • Dia Mundial dos Meios de Comunicação