Últimas notícias

Hoje na história

RSS
13 de setembro de 1959.

Um foguete soviético que leva a sonda Luna 2, alcança a Lua

Luna 2

A Luna 2, também conhecida como Luna E-1A Nº 2 ou Lunik 2, foi a segunda de uma série de duas missões usando a plataforma E-1A, para o Programa Luna (um projeto soviético), tinha como objetivo, obter um impacto na Lua.

Lançada ao espaço às 06:39:42 UTC de 12 de setembro de 1959. Ela foi a primeira nave espacial a alcançar a superfície da Lua, se tornando também o primeiro objeto feito pelo homem a atingir um outro corpo celeste.

O impacto lunar ocorreu as 21:02:24 UTC em 14 de setembro de 1959, a leste do Mare Imbrium, perto das crateras Aristillus, Archimedes e Autolycus.

A Luna 2 era similar no projeto ao Luna 1, uma nave espacial esférica com antenas projetando-se no corpo. A instrumentação era também similar, incluindo contadores de Geiger, um magnetômetro, detectores de Cherenkov e detectores de micrometeorito. Não havia nenhum sistema de propulsão próprio.

A Luna 1 tinha fornecido a primeira evidência do fenômeno do vento solar; Para melhorar a eficiência, os quatro sensores de fluxo de plasma da Luna 2 foram modificados em um arranjo em tetraedro.

Após ser lançada e ter alcançado a velocidade de escape em 13 de setembro de 1959, a Luna 2 se separou do terceiro estágio do veículo lançador, que viajou junto com ela para a lua. Em 13 de setembro de 1959 a espaçonave liberou uma nuvem alaranjada brilhante do gás sódio, que ajudou a realizar uma experiência do comportamento do gás no espaço. Às 21h02m de 14 de setembro de 1959, após 33,5 horas de voo, os sinais de rádio da Luna 2 cessaram, indicando que havia impactado na Lua.

O ponto do impacto, na região de Palus Putredinis, é estimado como tendo ocorrido nas seguintes coordenadas lunares: 29° 6′ 0″ N, 0° 0′ 0″ E. Cerca de 30 minutos após o impacto da espaçonave, o terceiro estágio do veículo lançador impactou também na Lua. A missão confirmou que a Lua não possui nenhum campo magnético mensurável e não encontrou nenhuma evidência de anéis de radiação.

Fonte: Wikipédia


Tags: Luna, Programa Luna, União Soviética, lua, sonda, espaço






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 22.08

  • Dia da Nossa Senhora Rainha
  • Dia do Anjo Aladiah
  • Dia Internacional do Folclore