Últimas notícias

Hoje na história

RSS
14 de setembro de 1940.

Nasce Joana Fomm, atriz brasileira


Joana Maria Fomm (Rio de Janeiro, 14 de setembro de 1940) é uma atriz brasileira.

Estreou no cinema em 1962 na fita O Quinto Poder de Alberto Pieralisi. Na TV a estréia só aconteceu dois anos depois na novela O Desconhecido exibida na TV Rio e baseada em um original de Nelson Rodrigues.

Na década de 60 participou de filmes importantes do cinema brasileiro como Todas as Mulheres do Mundo, O Homem Nú, Edu, Coração de Ouro, Bebel, Garota Propaganda e Macunaíma.

Seu primeiro grande papel na televisão foi no início da década de 70 na novela As Bruxas da TV Tupi, na qual interpretou Sofia. Participou ainda na Tupi das telenovelas A Fábrica, Bel-Ami, Ovelha Negra, Ìdolo de Pano, A Viagem e Papai Coração. Estreou na TV Globo em 1977 na novela Sem Lenço, Sem Documento, exibida às 19h.

Foi como a vilã Yolanda em Dancin Days, telenovela de Gilberto Braga exibida em 1978, que ela tornou-se um nome nacional e uma das atrizes mais requisitadas para as novelas. Joana é tida como uma atriz perfeita para interpretar personagens más, arrogantes, frias e calculistas. Além de Yolanda, outro papel nesse estilo foi Lúcia em Corpo a Corpo (1984), também de Braga. Foi também a tia rica, má e preconceituosa Fausta em Bambolê (1987), a beata mal amada Perpétua na telenovela Tieta (1989) e a vingativa Eugênia de As Pupilas do Senhor Reitor (1995) no SBT.

Tags: Atriz, cinema, filme, novela






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.06

  • Dia da Imigração Japonesa
  • Dia de São Leôncio
  • Dia do Anjo Caliel
  • Dia do Químico