Últimas notícias

Hoje na história

RSS
20 de setembro de 1946.

Celebra-se o primeiro festival internacional de cinema de Cannes

Festival de Cannes - Palma de Ouro

O Festival de Cannes é um festival de cinema criado em 1946, conforme concepção de Jean Zay, e até 2002 chamado Festival international du film, é um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo. Acontece todos os anos, no mês de maio, na cidade francesa de Cannes. O "mercado do filme" (marché du film) acontece paralelamente ao festival.

Primeiramente previsto para ser realizado em 1939, sob a presidência de Louis Lumière, só mais de um ano após o fim da Segunda Guerra Mundial, a 20 de setembro de 1946, foi aberta a primeira edição do Festival em Cannes. Ocorria todos os anos em setembro, exceto em 1948 e 1950 quando o Festival é adiado devido a falta de fundos. A partir de 1952 o festival é realizado no mês de maio.

No seu início, o Festival possuía, essencialmente, um aspecto social e turístico: as características encantadoras de Cannes apelavam mais ao desenvolvimento de um lugar de discussão cinematográfica que propriamente a um festival competitivo, até porque a maioria dos filmes eram galardoados com um prêmio.

Apenas em 1954 é criado o famoso prêmio “Palma de Ouro” em honra ao brasão da cidade de Cannes, substituindo o “Grande Prêmio do Festival Internacional de Cinema”, que vinha sendo atribuído desde a sua primeira edição.

Em 1959 é criado o “Mercado do Filme”, que vem acentuar a componente comercial, mas nunca esquecendo a importância artística do evento e a sua importância na expansão de novos talentos do cinema.

História

No final dos anos 1930, chocado pela ingerência dos governos fascistas alemão e italiano na seleção dos filmes da Mostra de Veneza, Jean Zay, ministro da Instrução pública e de Belas Artes, propõe a criação, em Cannes, de um festival cinematográfico de nível internacional. Em junho de 1939, Louis Lumière aceita ser o presidente da primeira edição do festival, que deveria acontecer de 1º a 30 de setembro. A declaração de guerra da França e do Reino Unido à Alemanha em 3 de setembro de 1939, põe fim prematuramente a essa decisão, apesar de o prêmio ter sido atribuído a Union Pacific, de Cecil B. DeMille.

A primeira edição do festival aconteceu realmente em 1946. O festival não aconteceu em 1948 e 1950 por problemas financeiros. Em 1955, foi introduzida pelo comitê organizador a Palma de Ouro como prêmio principal do evento - antes desta data, ele era conhecido como Grand Prix du Festival international du Film.

O festival de 1968 foi interrompido em 19 de maio. Na véspera, Louis Malle, demissionário do júri, François Truffaut, Claude Berri, Jean-Gabriel Albicocco, Claude Lelouch, Roman Polanski e Jean-Luc Godard, ao penetrarem na grande sala do Palácio, haviam exigido a interrupção da projeção em solidariedade aos operários e estudantes em greve na França.

Fonte: Wikipédia


Tags: Festival de Cannes, festival, cinema, filme, Cannes, Palma de Ouro






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 22.09

  • Data da Juventude do Brasil
  • Dia da Banana
  • Dia da Defesa da Fauna
  • Dia de São Maurício
  • Dia do Anjo Hahahel
  • Dia do Ciclista
  • Dia do Contador
  • Dia Mundial Cidade sem meu Carro