Últimas notícias

Hoje na história

RSS
20 de setembro de 0827.

Eleição do Papa Gregório IV

Gregório IV, 101º Papa da Igreja Católica

Papa Gregório IV (em latim: Gregorius IV), (Roma, 795 – 25 de janeiro de 844) foi o 101º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana eleito em 20 de setembro de 827, mas tomou posse apenas seis meses depois, em 29 de março de 828. Faleceu a 25 de janeiro de 844.

Sua consagração foi adiada até o 29 de março de 828, quando recebeu o aviso da aprovação do imperador dos francos, Luís I, o Piedoso, de forma inequívoca de sua eleição. Esta demora foi imposta pelos enviados imperiais, que insistiam que a Constituição de 824 proibia expressamente a consagração de qualquer Papa eleito até que o imperador se tenha certificado da validade da eleição. Dizia-se que o imperador dos francos repreendeu Gregório por tentar se consagrar antes de receber tal aprovação do imperador.

Durante seu pontificado mandou fortificar as muralhas de Roma, perante a ameaça dos muçulmanos (designados como sarracenos), que ocupavam, então, a Sicília. O Duque de Toscana dirigiu, então, um exército que os derrotou por cinco vezes, em África. Isso não impediu, contudo que desembarcassem em Itália, destruindo Civitavecchia e Óstia e ameaçando Roma.

Contribuiu para o desenvolvimento arquitetural de Roma e promoveu a celebração do dia de todos os santos.

Morreu a 25 de janeiro de 844.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 10.12

  • Dia da Declaração Internacional dos Direitos Humanos
  • Dia de São Melquíades
  • Dia Internacional dos Povos Indígenas
  • Dia Universal do Palhaço