Últimas notícias

Hoje na história

RSS
21 de setembro de 1976.

É assassinado em Washington, EUA, o embaixador chileno Orlando Letelier, importante membro de oposição a Pinochet, na explosão de uma bomba em seu automóvel

Orlando Letelier em 1976

Orlando Letelier del Solar (Temuco, 13 de abril de 1932 – Washington, D.C., 21 de setembro de 1976) foi um diplomata e político chileno, posteriormente um ativista político contra a ditadura de Augusto Pinochet.

Foi assassinado, juntamente com sua assistente, Ronni Muffet, em Washington, D.C. por agentes secretos da DINA (Dirección de Inteligencia Nacional), a polícia política do regime militar chileno. Para o atentado a Orlando Letelier foi usada uma enorme quantidade de explosivos. O caso teve grande repercussão internacional e induziu o governo dos Estados Unidos a interromper seu apoio explícito à Operação Condor, embora continuasse a apoiar indiretamente o governo de Augusto Pinochet.


Imagens do atentado que vitimou Letelier.

Orlando Letelier, que tinha sido embaixador do Chile nos Estados Unidos e chanceler do governo de Salvador Allende, era temido por ser um líder nato e poderia chefiar, no exterior, um movimento que desmoralizasse e isolasse a ditadura de Pinochet.

Fonte: Wikipédia


Tags: Orlando Letelier, Augusto Pinochet, DINA, atentado






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 26.05

  • Dia de N. Sra. de Caravaggio
  • Dia de São Filipe Néri
  • Dia do Revendedor Lotérico
  • Dia Nacional do Combate ao Glaucoma
  • Dia Nacional do Museu