Últimas notícias

Hoje na história

RSS
08 de setembro de 1760.

Capitulação da Nova França (hoje Ontário e Quebec) aos ingleses

Pavilhão de Louis XIV, utilizado na Nova França, quando o Rei Sol como anexa francês província em 1663.

A Nova França foi uma área colonizada pela França na América do Norte durante um período, que começa desde a exploração do Rio São Lourenço pelo explorador francês Jacques Cartier, em 1534, até 1763, quando a região norte da Nova França foi cedida pelos franceses ao Império Britânico - que atualmente constituem as províncias canadenses de Ontário e de Quebec; e 1803, quando Napoleão Bonaparte vendeu o resto dos territórios franceses aos Estados Unidos.

No seu ápice, em 1712, o território da Nova França estendia-se desde a Terra Nova e Labrador até o Lago Superior, e da Baía de Hudson até o Golfo do México. Após 1712, o território foi dividido em cinco distintas colônias, cada uma com administração própria: Canadá, Acádia, Terras de Rupert, Terra Nova e Labrador - estas quatro cedidas aos britânicos em 1763 - e a Louisiana, cedida aos espanhóis e aos britânicos em 1763. A porção cedida aos espanhóis seria recuperada pela França em 1800, mas vendida aos Estados Unidos em 1803.


Mapa da Nova França, de 1612.

A Queda da Nova França

A Nova França então tinha cerca de 50 mil habitantes, um número muito maior em comparação aos números do início do século, mas as colônias anglo-americanas possuíam então mais de 1 milhão de habitantes/ Foi muito mais fácil para os colonos ingleses de organizar ataques contra a Nova França do que foi para os colonos franceses a organização de ataques contra colônias inglesas. Em 1755, o general Edward Braddock liderou uma expedição militar contra o forte francês Duquesne. Apesar de ter uma grande vantagem numérica, além do suporte militar dos iroqueses, a força militar de Braddock foi derrotada, sendo que o próprio morreu em batalha.


Nova França 1534-1763.

Em 1758, a Grã-Bretanha novamente capturou o Forte Louisbourg, permitindo o bloqueio do Rio São Lourenço, e, assim, o envio de novas tropas por parte da França às colônias francesas - a sentença de morte da Nova França. Em 1759, os ingleses cercaram a cidade de Quebec, pelo rio, e uma força militar, liderada pelo general James Wolfe, derrotaram os franceses, liderados pelo general Louis-Joseph de Montcalm, na Batalha dos Campos de Abraham, em setembro. Os soldados em Quebec renderam-se completamente em 18 de setembro de 1759, e um ano depois, em 1760, todo o norte da Nova França (atual Ontário, Quebec, Nova Brunswick e Ilha do Príncipe Eduardo) fora capturada pelos ingleses. O último governador da Nova França, Marquis de Vaudreuil-Cavagnal, rendeu-se aos ingleses em 8 de setembro de 1760, e os franceses cederam o Canadá aos ingleses no Tratado de Paris, assinado em 10 de fevereiro de 1763.


Mapa da Nova França, em 1681.

A cultura francesa e a religião católica continuaram a dominar essa região cedida à Inglaterra, até a chegada de assentadores ingleses à região, o que levou posteriormente à criação do Canadá Superior (atual Ontário). O resto da Nova França, agora o Território de Louisiana, continuou sob controle francês até 1803, quando Napoleão Bonaparte vendeu o território aos Estados Unidos, por 13 milhões de dólares. Os únicos remanescentes da França na América do Norte foram as pequenas ilhas de Saint Pierre et Miquelon, que atualmente ainda estão sob controle francês.

Fonte: Wikipédia


Tags: Nova França, Ontário, Quebec, Canadá






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.10

  • Dia de São Lucas
  • Dia do Anjo Ayel
  • Dia do Estivador
  • Dia do Médico
  • Dia do Pintor
  • Dia do Securitário